A prefeitura de preparou esquema de segurança para evitar aglomerações durante o período do carnaval. Para garantir o cumprimento das medidas de biossegurança contra o coronavírus, a Esplanada Ferroviária, Mirante do Aeroporto e Altos da Afonso Pena terão pontos de interdição.

Conforme o secretário de segurança do município, Valério Azambuja, foram identificados seis locais da cidade que costumam registrar aglomeração. “Foram elencados previamente como já tem ocorrido em anos anteriores de aglomerações na Esplanada Ferroviária com até 50 mil pessoas, por exemplo. Tem o Mirante do Aeroporto, Altos da Afonso Pena, , Praça do e Praça Aquidauana”, informou.

carnaval Esplanada Ferroviária
Toda a área da Esplanada Ferroviária estará bloqueada para pedestres e carros. (Foto: SESDE)

O plano de segurança elaborado pela prefeitura prevê, ainda, a atuação de 46 GCMs (Guardas Civis Municipais), agentes de trânsito, fiscais da Vigilância Sanitária e até o uso de drones.

O secretário explicou que a fiscalização terá “força total” no fim de semana. “As equipes estarão de sexta à noite até a madrugada de segunda-feira, com uso de drones. Na segunda e terça-feira, à noite, estarão no Mirante do Aeroporto, nos Altos da Afonso Pena e Esplanada Ferroviária, terá fiscalização e haverá contenção de aglomeração de pessoas”, pontuou.

carnaval Mirante do Aeroporto
Área do Mirante do Aeroporto ficará interditada. (Foto: SESDE)

Interdições

O plano de segurança municipal prevê atenção especial na Esplanada Ferroviária, que é o ponto mais tradicional do carnaval de blocos de Campo Grande. A interdição começa na Avenida Calógeras já na esquina com a Rua Antônio Maria Coelho, para evitar a passagem de pedestres e carros ao local. Além disso, as esquinas das ruas General Melo e Dr. Temistocles com a também estarão bloqueados.

Prefeitura terá esquema contra aglomerações na Esplanada, Aeroporto e altos da Afonso Pena no Carnaval

Porém, o acesso à Feira Central estará liberado pela entrada da Rua 14 de Julho.

Já no Mirante do Aeroporto, haverá bloqueio nos dois pontos de acesso ao mirante.

Prefeitura terá esquema contra aglomerações na Esplanada, Aeroporto e altos da Afonso Pena no Carnaval

Na Avenida Afonso Pena, a pista sentido Parque dos Poderes/Centro estará totalmente bloqueada em toda a extensão do Parque das Nações Indígenas. Assim, na outra pista, cones irão dividir para que haja o tráfego em duas mãos.