Prefeitura lança campanha para orientar população sobre pessoas em situação de rua
Campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê oportunidades” visa divulgar ações de acolhimento a moradores de rua
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Campo Grande lança nesta quinta-feira (23) a campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê oportunidades” com o objetivo de orientar a população sobre ações realizadas pela prefeitura na atenção às pessoas em situação de rua. O lançamento será na Esplanada Ferroviária, às 10h30.
O secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, afirma que resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua é um dos principais propósitos da Secretaria. “Nossas equipes realizam o trabalho de abordagem e acolhimento 24 horas, todos os dias da semana, e são essas ações que vamos evidenciar durante a campanha, pedindo à população que nos ajude, divulgando os serviços que são ofertados pela Rede de Assistência Social do Município”, explica.
A prefeitura tem uma série de ações voltadas para o público em situação de rua, como de abordagem na rua, tratamento em clínicas terapêuticas, acompanhamento médico, cursos, capacitação e até o encaminhamento ao mercado de trabalho.
Acolhimento em 2021
De março a agosto deste ano, foram realizados ao todo mais de 3,2 mil atendimentos nas unidades de acolhimento institucional da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), além de 2036 atendimentos a migrantes e imigrantes.
Foram realizados 926 encaminhamentos para o mercado de trabalho e fornecidas 1447 passagens às pessoas em situação de rua e estrangeiros para retornar às suas cidades de origem, com o propósito de restabelecer vínculos familiares.
“É uma campanha para conscientizar as pessoas, mostrando que o mais importante é oferecer oportunidades para que ela tenha condições de ter uma renda, de sustentar sua família com seu próprio trabalho. É importante a população saber o que a gestão municipal realiza quanto ao acolhimento social e encaminhamento ao mercado de trabalho desse público”, destacou o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Luciano Martins.
Campanha
Durante as abordagens de conscientização, as equipes irão comunicar à população sobre o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), divulgando os telefones de contato das equipes que atuam no serviço 24 horas, percorrendo pontos estratégicos de Campo Grande, principalmente a região central, para identificar indivíduos ou famílias, assim como crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exploração sexual ou fazendo uso de drogas, que utilizam os espaços públicos como moradia.
A SAS orienta a população, ao encontrar uma pessoa em situação de rua, entrar em contato pelos telefones do SEAS que funcionam 24 horas (67) 98404-7529 ou 98471-8149.
As pessoas que aceitam o acolhimento são levadas ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), onde passam por uma triagem e são encaminhadas para uma das quatro unidades de acolhimento da Capital.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Acabou? Após casamento, MC Poze surge sem aliança e suposto término vem à tona
Um mês após se casar com Vivi Noronha, MC Poze surge sem aliança; rumores apontam que os pombinhos terminaram o casamento
Envolvidos no 8 de janeiro podem ter punições revogadas com projeto de lei na Câmara dos Deputados
Deputado de Mato Grosso do Sul propõe a matéria
“Eu espero que seja o pai”, diz mãe de crianças sequestradas no Jardim Leblon
Câmeras de segurança flagraram momento em que homem entra na casa e sai com crianças
Com vagas de nível médio, seleção para cuidador e educador social segue com inscrições abertas
A remuneração prevista é de R$ 1.412,00 para uma jornada de 40 horas semanais ou escala 12×36
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.