Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura lança campanha para orientar população sobre pessoas em situação de rua

Campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê oportunidades” visa divulgar ações de acolhimento a moradores de rua
Arquivo -

A prefeitura de lança nesta quinta-feira (23) a campanha “Não dê Esmolas, dê Dignidade. Não dê Esmolas dê oportunidades” com o objetivo de orientar a população sobre ações realizadas pela prefeitura na atenção às pessoas em situação de rua. O lançamento será na Esplanada Ferroviária, às 10h30.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, afirma que resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua é um dos principais propósitos da Secretaria. “Nossas equipes realizam o trabalho de abordagem e acolhimento 24 horas, todos os dias da semana, e são essas ações que vamos evidenciar durante a campanha, pedindo à população que nos ajude, divulgando os serviços que são ofertados pela Rede de Assistência Social do Município”, explica.

A prefeitura tem uma série de ações voltadas para o público em situação de rua, como de abordagem na rua, tratamento em clínicas terapêuticas, acompanhamento médico, cursos, capacitação e até o encaminhamento ao .

[Colocar ALT]
Serviço de abordagem é realizado 24h.
Foto: Divulgação/PrefeituraMunicipal

Acolhimento em 2021

De março a agosto deste ano, foram realizados ao todo mais de 3,2 mil atendimentos nas unidades de acolhimento institucional da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), além de 2036 atendimentos a migrantes e imigrantes.

Foram realizados 926 encaminhamentos para o mercado de trabalho e fornecidas 1447 passagens às pessoas em situação de rua e estrangeiros para retornar às suas cidades de origem, com o propósito de restabelecer vínculos familiares.

“É uma campanha para conscientizar as pessoas, mostrando que o mais importante é oferecer oportunidades para que ela tenha condições de ter uma renda, de sustentar sua família com seu próprio trabalho. É importante a população saber o que a gestão municipal realiza quanto ao acolhimento social e encaminhamento ao mercado de trabalho desse público”, destacou o diretor-presidente da (Fundação Social do Trabalho), Luciano Martins.

Campanha

Durante as abordagens de conscientização, as equipes irão comunicar à população sobre o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), divulgando os telefones de contato das equipes que atuam no serviço 24 horas, percorrendo pontos estratégicos de Campo Grande, principalmente a região central, para identificar indivíduos ou famílias, assim como crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exploração sexual ou fazendo uso de drogas, que utilizam os espaços públicos como moradia.

A SAS orienta a população, ao encontrar uma pessoa em situação de rua, entrar em contato pelos telefones do SEAS que funcionam 24 horas (67) 98404-7529 ou 98471-8149.

As pessoas que aceitam o acolhimento são levadas ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), onde passam por uma triagem e são encaminhadas para uma das quatro unidades de acolhimento da Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe