Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura faz mudanças no Hospital da Vida para instalação dos novos leitos de UTI Covid-19 em Dourados

Nesta primeira etapa, está sendo feita a adaptação dos quartos e da rede elétrica para receber os equipamentos
Arquivo -

Para instalar os 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do , anunciados no último final de semana pelo prefeito Alan Guedes (PP), em parceria com a Ses (Secretaria Estadual de Saúde), a Prefeitura de está adaptando o espaço físico e também a rede elétrica, uma vez que as unidades serão instaladas em antigos leitos clínicos.

O diretor-presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Jairo José de Lima, explica que, devido ao aumento no número de aparelhos, existe uma redução nos leitos disponibilizados por quarto. “Com a adequação, cada quarto que antes atendia quatro leitos de enfermaria passa a receber dois leitos de UTI. Isso porque esse leito era mais simples e com o aumento no número de aparelhos foi preciso fazer essa adequação”, esclarece.

A liberação de novos leitos ocorre conforme a disponibilidade dos quartos. Atualmente, dois estão em processo de adaptação, que representa quatro novos leitos. No entanto, os demais leitos clínicos estão ocupados e para que os pacientes sejam liberados ou transferidos está sendo pleiteada uma parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), para que esses pacientes sejam assistidos pelo Governo.

“Nós conseguimos a liberação de dois quartos e estamos trabalhando para a adaptação. A expectativa é que até a próxima semana esses quatro leitos de UTI novos sejam liberados. No entanto, para expandir esse trabalho é preciso que o Governo do Estado apresente uma retaguarda para transferência dos casos clínicos, pois esses pacientes não podem ficar desassistidos”, ressalta de Lima.

Ainda está sendo montada uma área dentro do leito de UTI em que o técnico de irá realizar o monitoramento 24 horas do paciente, além da equipe que presta suporte, como o médico intensivista, enfermeiros, outros técnicos de enfermagem e o fisioterapeuta. A Prefeitura de Dourados está em fase de contratação para atender os novos leitos, com 1 enfermeiro e 13 técnicos de enfermagem.

Com a adesão, Dourados passará a contar, a partir da próxima semana, com 49 camas de UTI ativas. Com a expansão, o Hospital da Vida terá 14 leitos de UTI exclusivos Covid-19 (vai chegar a 20) e ainda existem outros 20 no Hospital Universitário da (Universidade Federal da Grande Dourados); 10 no Hospital Evangélico; e 5 no Hospital Santa Rita.

Atualmente a ala Covid do Hospital da Vida está com 100% dos leitos ocupados. Para manter o paciente intubado é utilizado de forma contínua, analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Segundo a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), a Funsaud possui quantidade suficiente para atender a demanda existente até o repasse de novos insumos, que é realizado pelo Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza