Cotidiano

Prefeitura de Sidrolândia inicia atendimento no castramóvel

A princípio, unidade realizará a castração dos animais cadastrados em 2020

Serviço oferece castração para cães e gatos
Serviço oferece castração para cães e gatos - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Sidrolândia)

A Prefeitura de Sidrolândia iniciou o atendimento do procedimento de castração na unidade móvel de atenção à saúde animal, popularmente conhecida como castramóvel, nesta quarta-feira (23). A partir de agora, esta estrutura fornecerá os serviços de cirurgias de castração de cães e gatos gratuitamente.

A primeira ação do castramóvel em Sidrolândia aconteceu em 2020, com a etapa de classificação dos animais. Os agentes comunitários de saúde selecionaram as famílias que participam de algum programa social, ou que tenham uma renda específica, e entregaram o documento de pré-agendamento ao responsável pelo animal.

Os pets receberam a avaliação profissional, para o diagnóstico de aptidão ao procedimento da castração, e tomaram a vacina antirrábica, preconizada pela resolução do Conselho de Medicina Veterinária.

Com o início do atendimento em 2021, os animais que estão aptos serão chamados para a segunda fase do projeto que é o procedimento de castração, e por último, o retorno pós cirúrgico.

A equipe do castramóvel está entrando em contato com os donos dos animais cadastrados no ano passado para o agendamento da castração. Unidade móvel, em princípio, realizará a castração dos animais cadastrados em 2020, mas abrirá pré-cadastros para a sequência do trabalho.

Jornal Midiamax