A Prefeitura de Campo Grande anunciará nesta terça-feira (20) as propostas de clínicas veterinárias interessadas em realizar a castração de cães e gatos na Capital. O anúncio ocorrerá às 9h na Secretaria-Executiva de Compras Governamentais (Secomp).

A ação social ajuda ONGs e protetores independentes a castrarem os animais sob suas tutelas, visto que muitos desses indivíduos possuem diversas dificuldades para cuidar de um grande número de cães e gatos.

Agora, com o projeto, haverá 600 procedimentos de castração por mês, que serão divididos entre cães (150 machos e 150 fêmeas) e gatos (150 machos e 150 fêmeas). O objetivo do Programa de Manejo Ético de Controle Populacional de cães e gatos é o de fomentar o segmento da medicina veterinária de Campo Grande.

A iniciativa promove a participação e prestação de serviços pelas clínicas veterinárias, para que possam além da oferta de suas atividades, serem motivadas a contribuírem com o bem-estar animal.

A expectativa é que haja um aumento na quantidade de castrações dos animais. O programa também contemplará animais que foram adquiridos por meio da feira de adoção da Subsecretaria do Bem-Estar Animal.

Ainda, animais que estejam em situação de vulnerabilidade e aqueles que estejam abrigados em ONGS e por Protetores Independentes poderão participar do projeto municipal.

Qualquer empresa do segmento exigido poderá se inscrever, desde que comprove capacidade técnica e forneça todos os documentos exigidos no edital. As clínicas que forem selecionadas ficarão cadastradas por um período de um ano, seguindo aberto até dia 21 de maio de 2022.

No edital, é possível ter acesso às instruções às empresas interessadas e entregar o envelope com as documentações exigidas na Secomp. Para acessar o edital, basta acessar este link, clicar em aberto e, na opção modalidade, escolher credenciamento.