Flagrado poluindo o córrego Betione e degradando matas ciliares, um propritário rural, de 60 anos, foi autuado em R$ 5,5 mil pela PMA-MS (Polícia Militar Ambiental de ). A propriedade fica localizada em , a 265 km de .

As irregularidades ambientais foram descobertas durante vistoria da PMA-MS nas propriedades de Bodoquena, na última sexta-feira (26). Assim, foi constatado que o idoso havia construído um dreno que causava no córrego.

A construção fazia a ligação de um açude com águas turvas pluviais, utilizada por animais da propriedade, ao córrego Betione que possui águas límpidas. Assim, houve alteração do curso d'água, que também ficou turva da sugeira. Este curso de água passa pelas terras do homem e outros locais, inclusive utilizados como balneários.

Além disto, o proprietário mantinha gado na área, causando degradação das margens do córrego e matas ciliares. De acordo com a equipe da PMA-MS, a situação acabava contribuindo com o do córrego.

Então, o proprietário foi notificado a retirar o gado do local. Por fim, ele foi autuado administrativamente em R$ 5,5 mil e poderá responder por crime ambiental. A PMA-MS destaca que a pena é de um a três anos de detenção.