Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ponte do novo acesso ao Polo Empresarial Oeste já começou a ser construída em Campo Grande

Sem a ponte, travessia só é possível a pé ou de bicicleta
Arquivo -
Córrego por muitos anos havia somente uma passarela de madeira feita pelos próprios moradores
Córrego por muitos anos havia somente uma passarela de madeira feita pelos próprios moradores

Com o avanço das obras, já começa ganhar forma a ponte de 40 metros de extensão no Córrego Imbirussu, que permitirá a ligação do Carioca com o Polo Empresarial Oeste, onde trabalham muitos moradores deste bairro e de dois parcelamentos vizinhos, o Nova e o Serradinho.

De acordo com a prefeitura, sem a ponte, esta travessia só é possível a pé ou de bicicleta, por uma passarela metálica. Quem for para o serviço de carro, motocicleta ou ônibus, a alternativa é sair do bairro e seguir pela Avenida Duque de Caxias, ampliando em 8 km o trajeto.

O novo acesso ao polo empresarial Oeste e ao Núcleo Industrial de Indubrasil, que é quase uma continuidade do polo, será pela Avenida 7, que começa em frente da Municipal Fauze Gattas, onde está sendo construída uma rotatória. Está programada a duplicação da via, recapeamento da pista existente e construção ciclovia .

No trecho do córrego, onde por muitos anos havia uma passarela de madeira feita pelos próprios moradores, o canal foi desviado (o chamado corta rio) para permitir a construção no leito natural dos pilares e blocos de sustentação da estrutura e das cortinas de concreto. São paredes que protegerão o aterro das cabeceiras no período de chuva mais intenso, quando a correnteza ganha mais velocidade e eleva o nível do córrego.

Na margem no lado do polo, o aterro está pronto e a avenida asfaltada até o cruzamento com a Avenida Annes Salim Saad, que também dá acesso as avenidas Duque de Caxias e Solon Padilha, por onde se chega ao Indubrasil.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, está no planejamento de 2022 a duplicação e prolongamento da Avenida Wilson Paes de Barros, próxima ao Aeroporto, que fará a conexão com a Avenida 7.

Nova Campo Grande

O prolongamento da Avenida 7 faz parte das obras de e pavimentação em andamento no Bairro Nova Campo Grande. Nesta semana, além das obras na ponte, está em construção da rotatória na Avenida 7 e foi iniciada a construção de 72 metros de drenagem na Rua Teófilo Otoni, desde a Jair Garcia, para eliminar um ponto de alagamento existente no Serradinho, margeando a Avenida Duque de Caxias.

Após um ano de andamento das obras no Nova Campo Grande, a drenagem já está praticamente pronta. Os dois acessos ao Nova Campo Grande receberam as benfeitorias. Foi recapeada a Rua Nilo Javari Barem (acesso pelo Serradinho) e foi completada a rotatória da Avenida Amaro Castro Lima, que está sendo recapeada e duplicada até se encontrar com a Avenida 7.

Em uma extensão de 300 metros da segunda pista pavimentada, de acordo com o secretário de Infraestrutura, foi preciso uma solução complexa de drenagem para manter abaixo da superfície a água que literalmente brotava após 1 metro de perfuração. Foi necessário rebaixar o lençol freático; construir dois colchões de pedra, por onde a água vai escoar; colocar a tubulação da drenagem, além de um dreno nas duas margens por onde a enxurrada vai escoar até às bocas de lobo e daí para a drenagem.

Sem esta solução, o asfalto, de acordo com os engenheiros da Sisep, não resistiria muito tempo por causa do impacto da chuva.

Parte destas águas pluviais vai escoar até o Córrego Imbirussu por 650 metros de tubulação instalados às margens da Avenida Duque de Caxias. Também está pronta a rotatória da Amaro Castro Lima, Avenida 4 e das ruas 50 e 26. Será um ponto de conexão para quem vem e vai em direção ao Bairro Serradinho, por onde pode se chegar a Avenida Duque de Caxias, margeando o aeroporto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

cantor jao novo visual irreconhecivel 3

Acredite, é ele: cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

simone tebet

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Sejusp determina que nova nomeação de perito alvo do Gaeco seja suspensa e fala em ‘erro material’

Perito, já condenado por corrupção ativa e associação criminosa, havia sido nomeado para cuidar de frota de veículos

Brasil

Primeira Turma do STF tem maioria para manter medidas restritivas contra Bolsonaro

Sessão virtual se encerra somente às 23h59; Ainda falta os votos do ministros Luiz Fux e Carmen Lucia

Brasil

Bolsonaro diz que não sabia de pen drive no banheiro e que vai perguntar a Michelle se é dela

Ex-presidente afirmou que agente da PF solicitou para ir ao banheiro e retornou do cômodo com o pen drive

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.