Com o pico da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Ponta Porã, a 312 quilômetros de , suspendeu o ponto facultativo de 1º de abril, mantendo apenas o feriado nacional que acontece na Sexta-feira Santa, dia 2. O município relata preocupação de campo-grandenses na durante o ‘fecha tudo'

De acordo com o município, os últimos meses, os feriados prolongados costumam ser motivos de aglomerações e a fiscalização constatou aumento no número de novos casos positivos de coronavírus. A decisão da comissão de enfrentamento à doença foi feita durante uma reunião, nesta terça-feira (23).

Outra alerte da prefeitura é a circulação de pessoas na fronteira durante a semana que antecede os feriados na Capital. “Um grande shopping da vizinha , por exemplo, estava com seu pátio praticamente lotado. Informações colhidas extraoficialmente, indicaram grande número de turistas. Na rede hoteleira e de alimentação de Ponta Porã, houve aumento do fluxo de pessoas de outros municípios do Estado”, informa em nota.

A prefeitura ressalta que a cidade sempre foi voltada ao de compras, por conta da proximidade com o Paraguai. Somando ao aumento de acadêmicos de medicina que circulam na fronteira e no Estado, o risco de contágio acaba sendo maior.

“Neste momento, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está 100% lotada com 27 dos 30 pacientes intubados. Estamos com 100% de nossa capacidade utilizada. Não é hora para turistas visitarem a fronteira”, afirma o prefeito Hélio Peluffo (PSDB).