Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pode dar água para tatu? Vídeo viraliza e biólogo explica como ajudar em MS

Morador teve boa intenção ao hidratar o animal, mas especialista dá alternativas mais seguras
Arquivo -
Morador filmou momento em que ajuda tatuzinho a se hidratar.
Morador filmou momento em que ajuda tatuzinho a se hidratar.

Se para os humanos já tem sido difícil lidar com o calor intenso e o tempo seco, imagine o que os animais silvestres passam em Mato Grosso do Sul. Muitas vezes, eles acabam avançando para as áreas urbanas. Pensando no sofrimento dos animais, um morador resolveu hidratar um tatuzinho em , a 296 quilômetros de . Apesar de a iniciativa ser de boa-fé, biólogo alerta para riscos e dá alternativas para ajudar os animais.

José Francisco explica que é antenista e costura circular muito por conta de seu trabalho, inclusive na zona rural. Ele conta que sempre tenta ajudar os animais da maneira que pode. “Eu sempre encontro os animais na estrada, andando. Como vejo que é um horário muito quente, sempre carrego água no meu carro”, diz. 

Apaixonado pelos animais silvestres, desta vez ele resolveu filmar o momento em que dá água para um tatuzinho perto de sua casa. “Eu vi ele parado em uma vala, percebi que ele estava ofegante. Então, resolvi dar água e tive a ideia de fazer o vídeo”, explica. 

Mas, afinal, pode dar água para o tatu? 

O biólogo José Milton Longo explicou ao Jornal Midiamax que é possível perceber que o morador de Pedro Gomes teve boa-fé, afinal, os animais também sofrem com o tempo seco. Contudo, ele não recomenda pegar o animal como o vídeo mostra. Longo ressalta que a legislação não permite manusear os animais silvestres sem a autorização. “Você pode passar doenças suas para ele e o contrário também pode acontecer. Você pode disponibilizar a água ao lado do local por onde ele passa, mas não interagir desta forma”, orienta. 

Para o biólogo, uma boa alternativa é deixar a água em um vasilhame ou cocho no local onde o animal costuma circular. “Vi cenas assim nos incêndios do Pantanal, mas o animal estava em risco mesmo, era uma situação emergencial”. 

Para concluir, o biólogo reconhece a boa intenção em ajudar os animais, mas é preciso ficar atento. “A ideia foi boa, mas não pode”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada Talíria Petrone propôs PL que proíbe o uso de helicópteros e drones armados em operações policiais

1915 – Criada a reserva indígena de Dourados

Guerra de facções: adolescente de 15 anos é perseguido e executado a tiros na frente de amigos 

Briga por desocupação de casa acaba em incêndio e um preso em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

Últimas Notícias

TV & Novela

Daniela ou Felipe? Veja quem é o grande campeão do MasterChef Brasil 2025

Daniela Dantas e Felipe Bruzzi disputaram a grande final do MasterChef Brasil 2025; saiba quem ganhou a competição

Polícia

Acusado de matar pintor com pedradas e facada no pescoço é preso em Corumbá

Pintor estava em um bar quando foi assassinado

Polícia

Ação em roças de maconha no Paraguai impede a circulação de mais 41 toneladas de drogas

Droga seria comercializada no Brasil e renderia US$ 6,2 milhões

Bastidores

[ BASTIDORES ] Cobrança por vaga de estacionamento

Agendas parlamentares abrem espaço para 2026