Os policiais realizavam fiscalização ambiental em Ivinhema, na Operação Hórus, e perceberam em uma madeireira, funcionários descarregando uma carga de madeira que estava em uma carreta bitrem, acoplada a um caminhão trator com placas de Itanhangá (MT).

Ao analisar o Documento de Origem Florestal (DOF-GF) da madeira serrada que era descarregada, os oficiais verificaram que na documentação constava que o transporte teria como origem Itanhangá e como destino final a cidade de Apucarana (PR).

Portanto, o descarregamento estava em desacordo com o memorial descritivo de transporte que indicava na licença, o que se caracteriza como crime ambiental. Possivelmente o DOF não era da mesma carga.

Constatada a infração, os policiais efetuaram a cubagem da madeira que perfez 53.65 m³ e apreenderam o veículo e a carga. Também autuaram a empresa madeireira que adquiriu a carga aplicando-lhe multa de R$ 16.095,00.

O responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e também responderá por crime ambiental. A pena prevista para este crime é de seis meses a um ano de detenção, e multa.