Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da covid-19. São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém. 

As vezes, a perda de alguém, ou mais de um ente querido, é um fardo difícil de carregar. Em , as universidades públicas e privadas oferecem atendimento psicológico e até grupos de apoio para pessoas que enfrentam as dores da perda, de forma gratuita.

Confira:

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), por meio da Clínica- retomou os atendimentos de Psicologia, sendo de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h (no período noturno funcionará em dias reduzidos por conta da ). Os cadastros para consultas devem ser feitos pelo telefone (67) 3312-3705.

“Durante o ano passado criamos o TelePsicologia, na qual por telefone e videoconferência pudemos atender principalmente vítimas da Covid-19 e pessoas que perderam seus entes queridos para a doença”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flávia Feroldi.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da Católica, com preparação técnica e científica, sob a supervisão dos psicólogos que integram o corpo docente do estágio obrigatório do curso de Psicologia.

  • Unigran

Na Unigran Capital, para auxiliar essas pessoas que enfrentam essas dores, é oferecido atendimento psicológico online e gratuito. O serviço oferece uma escuta especializada com objetivo de auxiliar na diminuição do sofrimento por conta do cenário atual da pandemia. O atendimento é realizado por psicólogos profissionais e acadêmicos em estágio clínico. Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-3362.

  • Uniderp

A Clínica de Psicologia da Uniderp vai iniciar os atendimentos à comunidade próximo dia 5 de abril. Na consulta é oferecido atendimento psicoterapêutico, que pode contemplar vários assuntos, dentre eles, o impacto da pandemia na saúde emocional dos pacientes, também provocado pelas perdas de familiares, amigos e o processo de luto decorrente dessas perdas.

O atendimento psicológico se estende também aos funcionários por meio de diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Dentre elas há cursos com sobre saúde emocional, além da possibilidade de agendamento de consultas médicas on-line em um projeto especialmente criado para enfrentar o cenário do coronavírus. Os telefones para contato são: (67) 3348-8478 ou (67) 3348-8394.

A UFMS (Universidade Católica Dom Bosco) dá apoio a toda comunidade acadêmica (alunos e servidores) com atendimentos psicossociais e plantões psicológicos, onde são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, caso seja necessário, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da cidade em que o indivíduo se encontra.
Há também as rodas de conversa “QuarenTEMA”, que a cada semana trazem para o debate assuntos de cunho psicológico, como ansiedade, angústia e resiliência, por exemplo. O projeto também possui turmas de leitura com o propósito de abrir espaço para discussões mediadas por textos literários que possibilitem abordar o momento atual, a ansiedade, o medo e as expectativas frente à proliferação da Covid-19.
Todas essas ações fazem parte do Programa “SE CUIDE, TE AMO! – Uma ação do coração da UFMS” que se divide em três eixos: atenção especial ao da Covid-19 na UFMS; formação de grupos de apoio para partilhar experiências e vivências; e plantão psicológico para atendimento emergencial a distância.”
  • UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também oferece ajuda aos acadêmicos, por meio de agendamento para atendimento psicológico online e gratuito, no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da UEMS. A psicóloga Natali Portela, responsável local, destacou que todos os alunos que entram em contato com o SAP recebem um agendamento, e o tempo de espera varia de acordo com a demanda. Não há reserva nem limite de vagas

Aos acadêmicos interessados em receber atendimento psicológico ou indicar para outros colegas da UEMS, o agendamento é pelo e-mail: [email protected]

*Matéria alterada às 14h02 de 17/03/2021 para acréscimo de informações.