Pular para o conteúdo
Cotidiano

Perdeu alguém na pandemia e precisa de ajuda? Universidades de MS têm atendimento psicológico gratuito

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da covid-19. São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém.  As vezes, a perda de alguém, ou mais de um […]
Arquivo -

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da . São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém. 

As vezes, a perda de alguém, ou mais de um ente querido, é um fardo difícil de carregar. Em , as universidades públicas e privadas oferecem atendimento psicológico e até grupos de apoio para pessoas que enfrentam as dores da perda, de forma gratuita.

Confira:

  • UCDB

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), por meio da Clínica-Escola retomou os atendimentos de Psicologia, sendo de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h (no período noturno funcionará em dias reduzidos por conta da pandemia). Os cadastros para consultas devem ser feitos pelo telefone (67) 3312-3705.

“Durante o ano passado criamos o TelePsicologia, na qual por telefone e videoconferência pudemos atender principalmente vítimas da Covid-19 e pessoas que perderam seus entes queridos para a doença”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flávia Feroldi.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da Católica, com preparação técnica e científica, sob a supervisão dos psicólogos que integram o corpo docente do obrigatório do curso de Psicologia.

  • Unigran

Na Unigran Capital, para auxiliar essas pessoas que enfrentam essas dores, é oferecido atendimento psicológico online e gratuito. O serviço oferece uma escuta especializada com objetivo de auxiliar na diminuição do sofrimento por conta do cenário atual da pandemia. O atendimento é realizado por psicólogos profissionais e acadêmicos em estágio clínico. Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-3362.

A Clínica de Psicologia da Uniderp vai iniciar os atendimentos à comunidade próximo dia 5 de abril. Na consulta é oferecido atendimento psicoterapêutico, que pode contemplar vários assuntos, dentre eles, o impacto da pandemia na saúde emocional dos pacientes, também provocado pelas perdas de familiares, amigos e o processo de luto decorrente dessas perdas.

O atendimento psicológico se estende também aos funcionários por meio de diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Dentre elas há cursos com sobre saúde emocional, além da possibilidade de agendamento de consultas médicas on-line em um projeto especialmente criado para enfrentar o cenário do coronavírus. Os telefones para contato são: (67) 3348-8478 ou (67) 3348-8394.

  • UFMS
A UFMS (Universidade Católica Dom Bosco) dá apoio a toda comunidade acadêmica (alunos e servidores) com atendimentos psicossociais e plantões psicológicos, onde são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, caso seja necessário, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da cidade em que o indivíduo se encontra.
Há também as rodas de conversa “QuarenTEMA”, que a cada semana trazem para o debate assuntos de cunho psicológico, como ansiedade, angústia e resiliência, por exemplo. O projeto também possui turmas de leitura com o propósito de abrir espaço para discussões mediadas por textos literários que possibilitem abordar o momento atual, a ansiedade, o medo e as expectativas frente à proliferação da Covid-19.
Todas essas ações fazem parte do Programa “SE CUIDE, TE AMO! – Uma ação do coração da UFMS” que se divide em três eixos: atenção especial ao grupo de risco da Covid-19 na UFMS; formação de grupos de apoio para partilhar experiências e vivências; e plantão psicológico para atendimento emergencial a distância.”
  • UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também oferece ajuda aos acadêmicos, por meio de agendamento para atendimento psicológico online e gratuito, no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da UEMS. A psicóloga Natali Portela, responsável local, destacou que todos os alunos que entram em contato com o SAP recebem um agendamento, e o tempo de espera varia de acordo com a demanda. Não há reserva nem limite de vagas

Aos acadêmicos interessados em receber atendimento psicológico ou indicar para outros colegas da UEMS, o agendamento é pelo e-mail: [email protected]

*Matéria alterada às 14h02 de 17/03/2021 para acréscimo de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão