Cotidiano

Embarque e desembarque de ônibus em terminais é retomado na porta traseira a partir desta segunda

Decreto também retira limite de lotação em cada ônibus

Mayara Bueno Publicado em 27/09/2021, às 07h59

Passageiros em terminal de ônibus de Campo Grande
Passageiros em terminal de ônibus de Campo Grande - (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Embarque e desembarque de passageiros nos terminais e estações de pré-embarque voltarão a ser pela porta de trás dos ônibus — que também não terão mais restrição quanto ao limite de passageiros em cada um. Decreto sobre retorno gradativo das 'operações' do sistema de transporte coletivo foi divulgado nesta segunda-feira (27), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Até esta segunda-feira, devem estar normalizadas as entradas e saídas nos terminais Júlio de Castilho, Peg Fácil Shopping Campo Grande, Peg Fácil 13 de maio e Peg Fácil da Afonso Pena (praça). Já nos terminais Aero Rancho, Moreninhas, Guaicurus, Nova Bahia, Hércules Maymone, General Osório, Morenão e Bandeirantes, a retomada deverá ser até 15 de outubro.

Retorno do embarque e desembarque nos terminais

Durante a viagem, os veículos têm, preferencialmente, de autorizar o desembarque primeiro, para somente depois começar o embarque, traz o decreto disponível nas páginas 1 e 2 do Diogrande.

A entrada e saída dos ônibus em Campo Grande eram desta forma, mas adequações foram adotadas durante a pandemia de Covid-19, como forma de controlar o número de passageiros. Mesmo com as flexibilizações adotadas até então, o embarque ainda estava sendo feito pela frente, o que gerava reclamação da população quanto a ter de pagar mais de um passe, caso tivesse de usar mais de um ônibus

Ainda segundo o decreto de hoje, continua obrigatório o uso de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras e disponibilização de álcool gel 70% para uso dos passageiros e colaboradores em cada veículo.

Jornal Midiamax