O governo do Paraguai garantiu nesta segunda-feira (17) que a licitação internacional para a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta deve ser lançada até julho. No mês passado, o projeto foi suspenso para direcionar os recursos ao combate à pandemia de Covid-19.

Diretor-presidente da Itaipu Binacional, Manuel Cáceres esteve na cidade brasileira e disse que o certame será aberto em 1º de julho. Autoridades paraguaias e sul-mato-grossenses estiveram em um dos locais onde a ponte será erguida, que fará parte da Rota Bioceânica.

Cáceres lembrou ainda que outra estrutura será construída entre o Paraná e o país vizinho. Anunciou ainda que a obra em Mato Grosso do Sul começa em 2022. “Estamos aqui para reafirmar o compromisso do Paraguai, a ponte abraça os dois países e seremos o centro da integração”, disse.

O engenheiro responsável pela obra, Panfilo Benites, informou que o projeto executivo já foi concluído. A ponte terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio uma altura de 22 metros. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres. Concluído o processo licitatório, até o fim do ano, a obra será iniciada na sequência, com duração de 33 meses, ao custo de US$ 84 milhões.