Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pantanal: Agesul implementa desvios em pontes destruídas em incêndio do ano passado

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) está implantando desvios nos trechos onde foram queimadas dez pontes de madeira nas  rodovias MS-243 e MS-195, durante o período de queimadas no Pantanal do Nabileque, em 2020. Os produtores da sub-região pantaneira poderiam ficar impossibilitados de escoar a produção bovina para os centros de engorda e […]
Arquivo -

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) está implantando desvios nos trechos onde foram queimadas dez pontes de madeira nas  rodovias MS-243 e MS-195, durante o período de do Nabileque, em 2020.

Os produtores da sub-região pantaneira poderiam ficar impossibilitados de escoar a produção bovina para os centros de engorda e abate, com as últimas chuvas. As águas já se concentravam nas laterais das pontes de vazantes, caminhos alternativos para passagem de veículos, quando a Agesul iniciou a implantação dos desvios.

“Essa região sofre duas cheias, uma dos rios e Miranda, entre março e abril, e outra do Rio , em junho, o chamado repiquete. Os fazendeiros já estavam desesperados com o risco de não conseguirem escoar a produção”, disse Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de . “A comercialização da produção começa agora, em maio, com a desmama”, adiantou.

Apesar de os prognósticos indicarem que as inundações ocorrerão em menor intensidade, com probabilidade de mais um ano de seca, as águas estão chegando ao Nabileque, onde ainda há sinais da intensidade das queimadas na extensa floresta de carandás.

Os aterros com tubulações nas margens das pontes destruídas pelo fogo estão evitando também os atoleiros. A ação emergencial normaliza o tráfego, enquanto está sendo finalizado o processo para construção das novas pontes, que terão estrutura de concreto.

O projeto inclui ainda outras cinco travessias também queimadas, estas nas rodovias MS-325, na mesma região, e na MS-184, Estrada-Parque do da Nhecolândia, também em Corumbá. Maquinários da Agesul estão dando a manutenção destas vias cascalhadas. Recentemente, a agência reformou a ponte da Vazante do Tererê, na MS-243, trabalho coordenado pela regional de Corumbá.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia