Pandemia afastou quase todas as doadoras de leite da Maternidade Cândido Mariano
Banco de Leite Humano relata queda de quase 100% nas doações de leite materno, usado para ajudar bebês prematuros no hospital.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) apresentou mais um impacto negativo à sociedade de Campo Grande: em virtude da insegurança de muitas lactantes em se contaminarem, a Maternidade Cândido Mariano informou queda de quase 100% nas doações de leite humano em dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
Vanessa Torres, nutricionista responsável pelo BLH (Banco de Leite Humano) da maternidade explicou que, todos os meses, são distribuídos mais de 6 mil mililitros nos atendimentos no hospital. “O ideal seria trabalharmos com 90 litros por mês para atender a todos os bebês, mas a quantia que temos disponível não chega nem perto dessa medida”.
A nutricionista ainda explicou que, sem a pandemia, já se esperava nesses dois meses queda das doações para 15 litros por mês, devido às férias escolares e viagens das famílias no fim do ano. “Agora, devido à Covid-19, essa oferta diminuiu ainda mais. Por isso a doação é importante: independentemente do coronavírus, os prematuros continuam nascendo e precisam do alimento”.
Além dos recém-nascidos, as doações ajudam também as mulheres que colaboram com o Banco de Leite Humano. Isso porque, conforme especialistas citados pelo hospital, a doação faz com que ela produza ainda mais leite, reduzindo o risco de câncer de mama e ovários, evita a osteoporose reduz sangramentos.
Vanessa ainda explica que o processo de doação é seguro, já que a pasteurização inativa o coronavírus. “Os procedimentos realizados pela equipe do hospital e a rotina no nosso banco de leite estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde para prevenir a infecção e a propagação do vírus”.
Quem deseja colaborar com o BLH da Maternidade Cândido Mariano pode obter informações pelo telefone (67) 3041-4735. A unidade tem toda a estrutura necessária para receber a lactante –havendo possibilidade de agendamento para reduzir a circulação e aglomerações. Outra opção é a coleta domiciliar, que chega a todos os bairros da Capital através de voluntários que coletam o leite, em vidros esterilizados, na casa das doadoras.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa as 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Prodígio de MS, ‘Lukita’ mostrou ser bom de bola e ganhou ‘passe’ direto para o Flamengo
Seja nas quadras ou nos gramados, Lucas chama atenção pela qualidade técnica
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.