A diretoria da Santa Casa se reúne no final da manhã desta quarta-feira (6) para reavaliar as restrições de atendimento anunciadas ontem para desafogar o fluxo de pacientes no .

Nesta manhã, o hospital tem 7 das 16 salas cirúrgicas interditadas para acomodar de forma improvisada pacientes em estado grave, que deveriam estar em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Conforme o próprio hospital, essa ocupação “influencia diretamente no fluxo normal de procedimentos cirúrgicos no setor”.

Além disso, das três salas cirúrgicas do centro obstétrico, uma está com um paciente que aguarda leito de UTI Neonatal.

PS restrito

Desde o final da manhã de terça-feira, a Santa Casa restringiu os atendimentos de pacientes no Pronto-Socorro. Em nota, o hospital informou que o pronto-socorro irá atender apenas os pacientes regulados com a referência exclusiva para a Santa Casa. Conforme o informe, a medida é temporária e após o período será revalidada. “A medida é temporária por 24h, como forma de poder minimizar o risco de desassistência aos pacientes internados, após este período a situação será revalidada”.

Os dados repassados pelo hospital mostram que a taxa de ocupação da UTI estão em 130%, sendo que o excedente de 30% corresponde aos pacientes que estão em outras salas da Santa Casa aguardando liberar vaga. Alguns ocupam até mesmo salas de cirurgia, que estão sendo utilizadas para acomodá-los.

A Santa Casa informou que quase metade das 389 solicitações de transferências de pacientes nos últimos 7 dias foram enviados em vaga zero.

Do dia 30 de dezembro até a manhã desta terça-feira, o hospital recebeu média de 103 pacientes por dia, somando os casos enviados pela regulação, , bombeiros e a demanda espontânea.