Após a redução de leitos na quinta-feira da semana passada, a taxa de ocupação em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) exclusivas para pacientes em estado grave com covid ultrapassou o patamar dos 90%. Nesta terça-feira (25) chega a 99% e já acende o sinal de alerta, pois com novas variantes do coronavírus circulando em Mato Grosso do Sul, os hospitais registram aumento no número de internações.

O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%, quando a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou que era o pior índice do país. O índice melhorou na semana passada, que fechou abaixo dos 90%.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação chegou a 81% na semana passada, mas subiu para 98% nesta terça. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 7 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 97% nesta terça-feira. Após registrar índices na casa dos 81%, Três Lagoas tem ocupação de 100% nesta terça. Corumbá, Ponta Porã e Sidrolândia estão sem leitos UTI disponíveis para pacientes com covid. Por fim, Naviraí tem ocupação de 93%