O brasileiro tem motivos de sobra para estar preocupado com o uso indevido dos seus dados. Em menos de um mês, dois vazamentos colocaram em risco o sigilo de informações de milhões de pessoas físicas e jurídicas —incluindo CPF, fotos, salário, hábitos de consumo e números de telefone. Confira nesta matéria como consultar se fizeram empréstimo ou conta no seu nome. As informações são do UOL.

Uma ferramenta do BC () permite que você verifique se alguém se aproveitou desses dados para abrir uma conta ou fazer um empréstimo. Através do “Registrato” é possível conseguir um relatório online de diversas informações do sistema financeiro e monitorar o uso indevido do seu CPF.

O serviço é disponibilizado pelo próprio BC desde 2014 e é considerado seguro. O sistema Registrato é gratuito e emite diversos relatórios.

Como consultar

Entre no site do Registrato.  Se você nunca acessou o sistema, terá que fazer um cadastro, que fica pronto na hora. Basta clicar em “Sou Pessoa Física”, logo abaixo do título “Primeiro acesso”.

Há três formas de se registrar online: Com o celular ou tablet (usando o aplicativo do seu banco) Com o internet banking (acessando sua conta no banco pelo navegador) Com certificado digital (arquivo eletrônico que serve como uma assinatura pela internet) Para pessoas jurídicas, o registro só pode ser feito via certificado digital.

Uma vez cadastrado, basta usar o email ou CPF e a senha para acessar o sistema Registrato. Logo na página inicial você verá quatro opções: Minhas Chaves Pix Meus Endividamentos (SCR) Meus Relacionamentos Financeiros (CCS) Minhas Operações de Câmbio.

Fui vítima de golpe, e agora?

Se você identificou uma utilização indevida do seu CPF, entre imediatamente em contato com a instituição financeira que aparece no relatório. Quanto antes você comunicar o fato, maior a chance de conseguir parar o e evitar prejuízos. O BC tem um canal para registrar reclamações, que pode ser útil caso a instituição financeira não apresente um atendimento satisfatório e ágil. Em caso de , procure também a polícia para registrar um boletim de ocorrência.