Pular para o conteúdo
Cotidiano

Núcleo de Reabilitação Pós-Covid em cidade de MS atendeu a 50 pacientes em 2 meses

Unidade aberta pela Prefeitura de Corumbá respalda pacientes que venceram o coronavírus e enfrentam problemas físicos, emocionais e sociais
Arquivo -

A Prefeitura de Corumbá –a 419 km de – instituiu há dois meses um Núcleo de Reabilitação Pós-Covid, com atendimento multidisciplinar, para prestar apoio aos pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, porém, mantiveram sequelas. Cerca de 50 pacientes já foram atendidos na unidade.

“As sequelas da Covid podem ser severas e afetar o indivíduo de várias maneiras. Com o objetivo de reduzir e tratar os impactos da doença, Corumbá formatou com recursos próprios um núcleo de reabilitação, com atendimento multiprofissional para auxiliar na recuperação física, psicológica e social”, disse o prefeito (PSDB).

O projeto, pioneiro no Estado, foi apresentado em Brasília em busca de contrapartida federal para sua manutenção. Em cerca de 2 meses, o núcleo atendeu 49 pacientes pós-Covid, sendo que 22 já tiveram alta e 27 seguem atendimento.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, “o encaminhamento ao núcleo pode ser pela Unidade de Saúde ou pelo médico da rede hospitalar. Após avaliação é feita a individualização dos protocolos e acompanhamento por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, educador físico e nutricionista”.

Coordenadora do núcleo, Lielza Victório Carrapateira Molina explicou que as principais queixas dos pacientes que venceram a Covid e, agora, tentam superar as sequelas, são a dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, queda de cabelo, falta de memória e concentração.

“Alguns pacientes também ficam com a perda de olfato e paladar por um longo período. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes são insônia, medo e ansiedade. Na área social, há dificuldade de retornar as atividades laborais, gerando desemprego ou afastamento do trabalho”, prosseguiu Lielza.

Flávia Mendes, 41 anos, ficou 13 dias internada em decorrência da doença, 6 deles no CTI. “Tive um comprometimento pulmonar de 75%. Já faz um mês que tive alta, mas ainda tenho tosse, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Faço fisioterapia e fui encaminhada para um médico para realizar uma nova avaliação, e está sendo muito bom”.

O Núcleo de Reabilitação Pós Covid funciona no Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Corumbá, na Rua América, 427 –entre as Ruas Tiradentes e Ladário, no Centro. Para ser assistido, é necessário ter encaminhamento da Unidade de Saúde. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova Fundação Caixa para apoio de políticas públicas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação próximo da UCDB

Gui Negão brilha, Corinthians elimina o Athletico-PR e avança às semifinais da Copa do Brasil

Carreta carregada com milho pega fogo após pneu estourar

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Jogos da Juventude são abertos oficialmente com acendimento da pira

Últimas Notícias

Brasil

Aprovada urgência de PL que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

Projeto pode ser votado diretamente em plenário

Polícia

262 kg de cocaína são apreendidas tanque de caminhão na BR-262

A droga estava escondida no tanque de combustível de um caminhão

Brasil

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid

Cotidiano

Onça é vista nas proximidades de escola na zona rural de Corumbá

A escola não possuí grades, cercas ou muros