Pular para o conteúdo
Cotidiano

Núcleo de Reabilitação Pós-Covid em cidade de MS atendeu a 50 pacientes em 2 meses

Unidade aberta pela Prefeitura de Corumbá respalda pacientes que venceram o coronavírus e enfrentam problemas físicos, emocionais e sociais
Arquivo -

A Prefeitura de Corumbá –a 419 km de – instituiu há dois meses um Núcleo de Reabilitação Pós-Covid, com atendimento multidisciplinar, para prestar apoio aos pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, porém, mantiveram sequelas. Cerca de 50 pacientes já foram atendidos na unidade.

“As sequelas da Covid podem ser severas e afetar o indivíduo de várias maneiras. Com o objetivo de reduzir e tratar os impactos da doença, Corumbá formatou com recursos próprios um núcleo de reabilitação, com atendimento multiprofissional para auxiliar na recuperação física, psicológica e social”, disse o prefeito (PSDB).

O projeto, pioneiro no Estado, foi apresentado em Brasília em busca de contrapartida federal para sua manutenção. Em cerca de 2 meses, o núcleo atendeu 49 pacientes pós-Covid, sendo que 22 já tiveram alta e 27 seguem atendimento.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, “o encaminhamento ao núcleo pode ser pela Unidade de Saúde ou pelo médico da rede hospitalar. Após avaliação é feita a individualização dos protocolos e acompanhamento por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, educador físico e nutricionista”.

Coordenadora do núcleo, Lielza Victório Carrapateira Molina explicou que as principais queixas dos pacientes que venceram a Covid e, agora, tentam superar as sequelas, são a dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, queda de cabelo, falta de memória e concentração.

“Alguns pacientes também ficam com a perda de olfato e paladar por um longo período. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes são insônia, medo e ansiedade. Na área social, há dificuldade de retornar as atividades laborais, gerando desemprego ou afastamento do trabalho”, prosseguiu Lielza.

Flávia Mendes, 41 anos, ficou 13 dias internada em decorrência da doença, 6 deles no CTI. “Tive um comprometimento pulmonar de 75%. Já faz um mês que tive alta, mas ainda tenho tosse, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Faço fisioterapia e fui encaminhada para um médico para realizar uma nova avaliação, e está sendo muito bom”.

O Núcleo de Reabilitação Pós Covid funciona no Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Corumbá, na Rua América, 427 –entre as Ruas Tiradentes e Ladário, no Centro. Para ser assistido, é necessário ter encaminhamento da Unidade de Saúde. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Últimas Notícias

Trânsito

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Carro de professor parou em uma cerca de uma fazenda

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade