Mais um alerta, desta vez do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), apontou possibilidade de geada em parte de , e com temperatura negativa em cidades do interio. O Aviso Meteorológico emitido na tarde desta terça-feira (27) alerta sobre a probabilidade de ocorrência do fenômeno de geada nos municípios da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, entre os dias 28 e 30 de julho (quarta, quinta e sexta-feira).

De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec/Semagro, o fenômeno é em decorrência da queda acentuada nas temperaturas mínimas em Mato Grosso do Sul provocada pelo avanço de uma massa de ar frio de origem polar que já derrubou as temperaturas em todo o Estado, configurando a terceira onda de frio do ano a partir desta terça-feira (27).

Conforme prognóstico do (Instituto Nacional de Meteorologia) há chance de temperaturas negativas para região de Rio Brilhante. O Inmet também emitiu aviso de declínio acentuado de temperaturas a partir das 14h desta terça-feira. O declínio maior que 5°C oferece riscos à saúde.

Risco de morte? 

Informações do Climatempo indicam que o frio em Mato Grosso do Sul será intenso nos últimos dias do mês de julho. “A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças”, alertaram especialistas.