De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec/Semagro, o fenômeno é em decorrência da queda acentuada nas temperaturas mínimas em provocada pelo avanço de uma massa de ar frio de origem polar que já derrubou as temperaturas em todo o Estado, configurando a terceira onda de frio do ano a partir desta terça-feira (27).

Conforme prognóstico do (Instituto Nacional de Meteorologia) há chance de temperaturas negativas para região de Rio Brilhante. O Inmet também emitiu aviso de declínio acentuado de temperaturas a partir das 14h desta terça-feira. O declínio maior que 5°C oferece riscos à saúde.

Risco de morte? 

Informações do Climatempo indicam que o frio em Mato Grosso do Sul será intenso nos últimos dias do mês de julho. “A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças”, alertaram especialistas.