Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nível do rio Paraguai chega -2 centímetros, pelo segundo ano consecutivo

Em 2020, o rio alcançou altura negativa somente em 1° de outubro, quando mediu -3 centímetros
Arquivo -
Em 2020
Em 2020

O nível do Rio , em Ladário, atingiu nível negativo de 2 centímetros, no último sábado (11), conforme monitoramento feito pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, organização militar subordinada ao Comando do 6° Distrito Naval da do Brasil.

Em 2020, o rio alcançou altura negativa somente em 1° de outubro, quando mediu -3 centímetros na centenária régua ladarense, época em que houve a maior estiagem em 50 anos. 

Conforme informações do Diário Corumbaense, o rio Paraguai atingiu a marca mínima de 32 centímetros negativos nos dias 23 e 25 de outubro. O maior ciclo de seca registrado no foi de dez anos consecutivos, entre 1964 a 1973. Nesse período, o nível mínimo foi de 61 centímetros abaixo do zero da régua, ocorrido em 1964, segundo a Embrapa Pantanal.   

Porém, o fato de a régua marcar altura abaixo do zero, não significa que as pessoas podem atravessar a pé o rio Paraguai. A régua foi instalada em um local de fácil leitura, na margem direita do rio, assim, o zero da régua não corresponde ao local mais profundo. 

Se o nível da água do rio Paraguai, em Ladário, atingisse a marca de zero centímetro, mesmo assim o rio nesse local teria uma largura de aproximadamente 250 metros e uma profundidade média de 4 metros. 

Daí a explicação para o fato dessa régua já ter registrado valores negativos, como ocorreu em 1964, quando o nível ficou 61 centímetros abaixo do zero. 

Próximas semanas

Monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM indica marcas ainda mais baixas para as próximas três semanas. No dia 17, a régua ladarense pode atingir altura negativa de 20 centímetros. Para 24 de setembro, pode chegar aos 31 centímetros negativos. Para a sexta-feira, 1° de outubro, a previsão é que o nível do rio em Ladário alcance negativos 39 centímetros. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente é ferido a tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Adolescente foi socorrido para uma UPA

Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

Município entrou com ação de execução fiscal por dívida em apartamento de alto padrão em Campo Grande

Política

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Proposta aumentaria em 18 cadeiras na Câmara dos Deputados

Cotidiano

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis nas regiões sul-mato-grossenses