Para os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiveram suas notas divulgadas na última segunda-feira (29) o próximo passo é a inscrição no (Sistema de Seleção Unificada), que começa no próximo dia 6 de abril.

Durante esses oito dias de espera, os futuros acadêmicos compartilham os mesmos sentimentos: a ansiedade e a incerteza para a “disputa” pelas vagas. Para Lara Zenatti, de 18 anos, a principal preocupação é quanto a concorrência para o curso que quer fazer: Medicina Veterinária.

“Eu sei que é concorrido. É um curso que várias pessoas querem fazer, mas não sei se é muito ou pouco concorrido […] a gente fica sem conseguir prever se vai conseguir ; se não vai”, disse ela ao Jornal Midiamax. Segundo ela, a segunda opção no Sisu ainda não foi decidida.

“[Para escolher, eu] sinto que estou meio que desistindo do curso que eu quero muito fazer e não quero ter esse sentimento. Acho que vou escolher [a 2ª opção] na hora da inscrição”, opinou.

Já o estudante Gustavo dos Santos, também de 18 anos, está no ‘plano b' no Sisu. “Meu plano a Sisu para a Unioeste no Paraná, mas eles cancelaram o 1º semestre”, disse. Agora Gustavo vai tentar ingressar no curso de Engenharia Mecânica, como 1ª opção, e Engenharia Elétrica, como 2ª.

“Eu estou ansioso e minhas expectativas estão altas”, como ele sobre como está se sentindo. O estudantes também tentou o para a UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Prazos

As inscrições para o Sisu vão de 6 a 9 de abril. Conforme o MEC (Ministério da Educação), o resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do será publicado no dia 13 de abril. Durante 14 a 19 de abril será o período para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato tenha sido selecionado.

Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril.