Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem semana com menos casos de covid no ano, mas taxa de contágio volta a crescer

Aumento no contágio seria reflexo do relaxamento nas medidas de prevenção ao coronavírus
Arquivo -
Variante P1 corresponde a 40% dos casos mapeados em MS.
Variante P1 corresponde a 40% dos casos mapeados em MS.

encerrou a última semana epidemiológica com o menor número de casos de coronavírus do ano. A semana, de 18 a 24 de julho, fechou com 4.085 casos novos de covid. A última vez que o Estado havia registrado esta quantidade de casos em uma semana foi em novembro do ano passado. Apesar do dado positivo, a taxa de contágio voltou a aumentar e ameaça a melhora na pandemia em MS. 

Durante a live, nesta segunda-feira (26), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) apresentou dados que mostram a queda nos casos de covid. A última semana teve uma média de 583,5 casos de covid por dia no Estado. O número equivale a quase um quarto do recorde histórico. O recorde foi registrado no dia 3 de junho, quando MS contabilizou 2.003 casos de covid em 24 horas. 

Mesmo com a melhora na pandemia, a secretária adjunta Christinne Maymone demonstrou preocupação. Ela citou que a taxa de contágio tem crescido nos últimos dias e o risco da nova variante ameaça a estabilidade de Mato Grosso do Sul na pandemia. 

Mato Grosso do Sul tem a taxa de contágio em 0,87. Ou seja, cada 100 pacientes infectados transmitem o vírus para outras 87 pessoas. A taxa apresentou aumento na última semana, considerando que estava em 0,82 no dia 18 de julho. “O dado mais importante é a taxa de contágio. Cada variante nova transmite o vírus mais rápido. Você tem que se prevenir do vírus: nada de aglomeração e uso da máscara”, alertou.

Para Maymone, o aumento na taxa de contágio é um sinal de que a população tem relaxado nos cuidados de prevenção ao coronavírus. Com o avanço da vacinação, muitos acreditam que estão ‘blindados’ contra a , o que não é verdade. As vacinas oferecem proteção contra os casos graves e mortes por coronavírus. 

“[O aumento no contágio] significa que temos feito algo errado, nossa população está entendendo que vencemos a pandemia, mas não a vencemos ainda”, reforça Maymone. 

Risco da variante delta

A determinação de na cidade de Chapadão do Sul nesta semana chamou a atenção para o aumento de casos nos municípios de divisa em Mato Grosso do Sul. A variante delta começa a cercar MS e já está presente nos estados vizinhos, como Goiás, São Paulo e Paraná. A SES demonstrou preocupação com aumento de casos nas cidades que fazem divisa com outros estados

“A preocupação maior é porque nos estados vizinhos já existe a variante delta, em São Paulo, Goiás e no Paraná. Temos aí um percentual expressivo de casos novos em cidades perto das fronteiras com esses estados”, ressaltou o secretário Geraldo Resende.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agesul suspende duas licitações para revisões dos editais

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias

Mulher com bebê de 4 meses no colo é agredida por marido adolescente em Dourados

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Adriane reúne chefes dos Poderes para alinhar investimentos alusivos aos 126 anos da Capital

Últimas Notícias

Transparência

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Motiva vai tocar as obras previstas, como as de duplicação, para conclusão até no 1º de concessão

Le Blog Maria Antonia

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Milhares de pessoas lotaram as margens do rio Sena na noite de ontem(14) para acompanhar a grandiosa celebração da Queda da Bastilha em Paris

Polícia

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Rapaz está em coma no hospital

Famosos

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Ao Fantástico, Murilo Huff desmentiu alegação de Dona Ruth ao expor detalhes da briga judicial que eles travam pela guarda do pequeno Léo