Cotidiano

MS tem 1,2 mil casos de covid por dia e Saúde alerta para variante da Índia

Secretária comentou sobre a variante identificada em países vizinhos

Mylena Rocha Publicado em 17/05/2021, às 11h28

None
Marcos Ermínio/Midiamax

Os novos casos de coronavírus continuam aumentando e Mato Grosso do Sul chegou a uma média de 1,2 mil infectados por dia. Esta é a maior média móvel registrada no último mês. Diante da situação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) alertou para o risco de uma nova variante do coronavírus. Para evitar um novo colapso na saúde, a recomendação é só sair de casa quando necessário e utilizar máscaras sempre.

Durante a live da SES na manhã desta segunda-feira (17), a secretária adjunta Crhistinne Maymone chamou a atenção para o risco de uma nova escalada da doença em Mato Grosso do Sul. Maymone explica que há dias tem percebido um crescimento no número de casos e na média móvel diária de infectados. 

A secretária afirma que o crescimento pode ter sido intensificado pelo Dia das Mães, quando famílias se reuniram para celebrar, mesmo sendo contraindicado. Ela cita que as datas comemorativas sempre refletem nos dados da pandemia em MS. 

Diante do cenário, a secretária adjunta ainda chamou a atenção para o risco de uma nova variante. Maymone disse que há uma nova variante vinda da Índia, já presente em países vizinhos. “Há variantes ao redor do nosso estado, Argentina e Paraguai. Estão com novas variantes, que vieram da Índia”, frisou.

A variante B.1.617 foi identificada na Índia e é considerada preocupante pela OMS (Organização Mundial de Saúde). As chamadas ‘variantes de preocupação’ têm mais capacidade para contágio, se manifestam de forma mais grave, levando a internações e mortes, e são mais resistentes a tratamentos e vacinas.

Jornal Midiamax