Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS e outros 14 estados retomam atividades escolares a partir de fevereiro 

A partir deste mês, Mato Grosso do Sul e outros 14 estados brasileiros devem retomar as atividades escolares.
Arquivo -

A partir deste mês, Mato Grosso do Sul e outros 14 estados brasileiros devem retomar as atividades escolares. Algumas redes estaduais manterão o ensino remoto, outras adotaram o sistema híbrido e aulas presenciais voltarão a ser ministradas.

De acordo com levantamento da Agência Brasil, os estados que retornam as aulas em fevereiro são: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, , Rio Grande do Norte, , , São Paulo e Tocantins. Goiás é o único estado que já havia iniciado as atividades escolares, em janeiro de 2021.

Para o presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a tendência do retorno neste ano é de que os estados adotem cada vez mais o ensino híbrido, de presencial e remoto. “As redes têm autonomia para fazer suas escolhas tanto do formato quanto do momento do retorno”, disse.

Além disto, afirmou à Agência Brasil que não vê “perspectiva de longo prazo para a gente ter um ensino remoto, ou seja, um discurso de que 2021 ficaremos com as escolas fechadas e ensino totalmente remoto até que haja para todo mundo ou o fim da ”. Para ele, apesar de alguns estados decidirem voltar apenas remoto em primeiro momento, chegará o tempo em que o ensino híbrido será opção de todas as federações.

Aulas em MS

De acordo com a Agência Brasil, MS prevê retornar as aulas em 1º de março. À Agência, o Governo Estadual disse que desde 4 de fevereiro foi iniciada a jornada pedagógica. Assim, devem ser a tratar de eixos essenciais para a segurança necessária no retorno às aulas: socioemocional, biossegurança, cognitivo e normativo.

Ainda não há informações de como será o retorno das aulas estaduais em MS. Conforme o Governo do Estado, o retorno dos estudantes as salas de aula tem a primeira possibilidade que é a forma presencial, a segunda alternativa é o modo híbrido, ou seja, lecionar as disciplinas, parte no presencial e outra à distância, e por último a chance de manter os alunos no ensino remoto.

Com a incerteza do cenário da pandemia de coronavírus, ainda não foi ‘batido o martelo’, pois o retorno avaliado como forma segura será definido em conjunto pelas secretarias estaduais.

Na expectativa de optar pelo presencial, as escolas já estão sendo equipadas com equipamentos de proteção aos alunos e corpo estudantil, além de kits que inclui máscaras e álcool em gel. Também participaram da reunião a procuradoria-Geral de Justiça, e coordenadores dos grupos/núcleo da saúde e educação do Ministério Público Estadual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com 2,1 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Juliete foi morta com facada no pescoço durante ‘brincadeira de luta’, segundo irmão em depoimento 

Leo Dias deixa SBT e vai para concorrente com salário alto; saiba detalhes

tempo

MS amanhece com mínima de 10°C e tem chance de chuva nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Corpo de desaparecido em Rio Verde após churrasco com amigos é encontrado pelos bombeiros

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1941 – Corumbá recebe o presidente Getúlio Vargas

Jornal do Brasil registrou ampla reportagem da visita histórica

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Donald Trump vai mostrando o real motivo do tarifaço contra o Brasil

Supremo bon-vivant O que mais se comenta nas rodinhas do Poder é que o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, não pode ver um jatinho da FAB que pula dentro. Não é exagero a brincadeira. Como um bon-vivant do Poder, nas asas do paternalismo que critica em palestras, Barroso teve um jato da Força … Continued

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 7 recebem parcela de julho nesta segunda-feira

O programa social Bolsa Família contempla 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões neste mês

Polícia

Operação no Paraguai apreende mais de 800 quilos de maconha que seriam entregues no Brasil

Droga estava na fase de "resfriamento", ou seja, já preparada para o transporte e armazenada temporariamente