MS deve receber novo lote com 10,2 mil doses da vacina Coronavac

Mato Grosso do Sul deve receber mais 10,2 mil doses da vacina CoronaVac nesta segunda-feira (25). A informação foi divulgada pelo secretário Geraldo Resende na live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e MS estuda iniciar a vacinação dos idosos.  Resende explicou que recebeu a informação sobre o novo lote nesta manhã, com as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul deve receber mais 10,2 mil doses da vacina CoronaVac nesta segunda-feira (25). A informação foi divulgada pelo secretário Geraldo Resende na live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e MS estuda iniciar a vacinação dos idosos. 

Resende explicou que recebeu a informação sobre o novo lote nesta manhã, com as vacinas produzidas pelo laboratório Sinovac com o Instituto Butantan. Com o novo lote, MS pode vacinar mais 5,1 mil pessoas. O grupo a ser imunizado ainda deve ser definido. 

“Vamos decidir na tarde de hoje se vamos continuar vacinando servidores da saúde ou se vamos iniciar a imunização dos mais idosos, a partir de 90 anos, conforme a equipe técnica definir”, explicou o secretário. 

Segundo dados da SES, com o primeiro lote de vacinas CoronaVac, MS já imunizou 11.914 pessoas, o que representa 15% das 79.380 pessoas que devem ser vacinadas. O secretário de saúde chamou a atenção dos municípios, principalmente aqueles com população indígena, que receberam mais doses. Segundo Resende, ainda falta vacinar 85% do público-alvo do primeiro lote, um dado que preocupa. “Não podemos ter vacinas dentro das unidades de saúde, com a população precisando da vacina”, frisou.

O secretário também comentou sobre a vacina desenvolvida em parceria pela Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica AstraZeneca, que chegaram a MS no domingo (25). Ao todo, são 22 mil doses, mas o secretário explicou que não vai reservar a segunda dose, visto que o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina de Oxford é maior do que da vacina CoronaVac.

“Com esta vacina, podemos ter um lapso temporal de até 90 dias, então não vamos reservar a segunda dose. Vamos imunizar todos os servidores da área de saúde, só que eu pedi para que pudesse ser feito preferencialmente nos trabalhadores da saúde mais idosos, estes correm mais riscos se vierem a ser acometidos pela Covid-19”, disse Geraldo Resende. 

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal
upa
Posto