Cotidiano

MS conquista dois ouros e um bronze no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo

delegação sul-mato-grossense foi ao interior do Paraná com 22 atletas

Fábio Oruê Publicado em 04/10/2021, às 18h19

Gabriel (ao meio) voltou para MS com dois ouros
Gabriel (ao meio) voltou para MS com dois ouros - Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze na 11ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, realizado entre 1º e 3 de outubro, em Cascavel (PR). 

Conforme a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), Gabriel Antônio Marques Claudino venceu duas provas. Primeiro, fez 8,68s nos 75 metros rasos para ficar com a medalha dourada. Julian Nunes, do Rio Grande do Sul, foi o segundo (8,69s) e Leonardo Volpini, de Santa Catarina, terminou em terceiro (8,73s).

Depois, o velocista da Associação Ponta-Poranense Esporte É Vida (Apev) foi o melhor nos 250 metros, com a marca de 29,45s. A segunda colocação foi alcançada pelo catarinense Thiago Schuh (29,77s) e a terceira por Vinicius Vieira, de São Paulo (30,06s).

Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa coordenado pela Fundesporte, o atleta de 14 anos fez seu melhor tempo pessoal. “Foi uma prova equilibrada, meus concorrentes chegaram colados comigo. A chuva também dificultou, mas nada que me impediu de fazer o meu melhor”, destacou o ponta-poranense. “Esses dois ouros significam muita garra e muita luta nos treinamentos”, completou.

Com apenas 13 anos de idade, Vitoria da Silva Barreto, da Associação Três-Lagoense de Atletismo (ATA) – Prof. Milton José da Silva ("TÓ"), garantiu o bronze no arremesso do peso, chegando à marca de 10,60 metros. Completaram o pódio Samanta Lopes, de São Paulo (ouro, com 12,15 metros) e Yngred Lopes, de Minas Gerais (prata, com 11,35 metros).

A delegação sul-mato-grossense, organizada pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), foi ao interior do Paraná com 22 atletas, de seis municípios: Amambai, Campo Grande, Eldorado, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Vão como técnico Daniel Sena, João Andrade, Reynaldo Camargo e Waldir Jesus, além de Egídio Nascimento, vice-presidente da FAMS, como dirigente.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Campeonato Brasileiro Sub-16, categoria de entrada nas competições, teve a participação de 480 atletas de 102 clubes, representando 17 estados e o Distrito Federal.

Jornal Midiamax