Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT começa última fase do retorno presencial nesta segunda em MS

A última etapa do retorno gradual das atividades presenciais é na sede em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas
Arquivo -

O (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) começou a implementar, desde esta segunda-feira (8), a última etapa do retorno gradual das atividades presenciais na sede em e nas unidades de e Três Lagoas. 

Além de fixar diretrizes que objetivam manter as dependências seguras nas três unidades, o ato administrativo do MPT-MS restabelece o horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, para atendimento presencial ao público externo e determina que, com o fim das autorizações para o emergencial decorrente da pandemia, servidores e estagiários deverão cumprir presencialmente a jornada integral de trabalho, ressalvadas hipóteses específicas como o caso de gestantes e pessoas imunocomprometidas.

O documento, assinado pela procuradora-chefe Cândice Gabriela Arosio, está em consonância com a Portaria PGT nº 1.471/2021 e prevê, ainda, que audiências, reuniões e cursos serão realizados preferencialmente por meio de videoconferência, sempre que possível e respeitada a independência funcional de cada procurador do Trabalho.

Comprovante de vacinação

O acesso às unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul deverá ser precedido da comprovação de vacinação contra a Covid-19 — pelo menos uma dose e mediante a entrega de certificado físico ou digital (ConecteSUS ou similar) emitido por autoridade pública competente nacional ou estrangeira, medição de temperatura e uso de máscaras cobrindo nariz e boca.

Em relação às pessoas com contraindicação da vacina contra a Covid-19, o ingresso somente será permitido após a apresentação de relatório médico justificando o impedimento à imunização.

A comprovação de vacinação contra a Covid-19 ou a apresentação de relatório médico serão exigidos apenas dos maiores de 18 anos, salvo divulgação de protocolo em sentido contrário pelo Ministério da Saúde, porém observado o uso obrigatório de máscara pelos maiores de dois anos.

Além do MPT-MS, com o retorno integral às atividades em regime presencial outras instituições vinculadas ao universo trabalhista têm exigido dos públicos interno e externo a comprovação do esquema vacinal aplicável contra a Covid-19, como condição para ingresso e circulação em suas dependências, respeitado sempre o cronograma correspondente às respectivas faixas etárias. É o caso, por exemplo, do Tribunal Superior do Trabalho e da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Serviços

Com a imposição de medidas mais enérgicas para conter o avanço da Covid-19, desde março do ano passado o atendimento do MPT-MS ao público externo passou a ser feito de forma virtual ou por agendamento em casos urgentes e de relevante interesse público. Porém, após esse período de execução das atividades na modalidade remota, a instituição reativa o recebimento presencial de denúncias de violações das normas trabalhistas, entre outros serviços, antes restrito aos sistemas eletrônicos de coleta de informações como telefone, e-mail, portal e aplicativo MPT Pardal (disponível para e IOS) que permanece funcionando 24 horas.

Os cidadãos que optarem por comparecer às unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul serão atendidos das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Bia Haddad emplaca 2ª vitória e avança às quartas em Estrasburgo

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

A programação terá a presença de especialistas das áreas da saúde

Esportes

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes

Cotidiano

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Desembargador estava internado para tratamento no Hospital Unimed

Esportes

Dupla Fla-Flu se classifica sem sustos em noite de goleadas na Copa do Brasil; Fortaleza cai

A queda do Fortaleza foi a surpresa, com Bahia e Atlético-MG se garantindo bem