Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mortes por acidente de trabalho aumentam em MS e caminhoneiros são principais vítimas

Pandemia do coronavírus impactou saúde de profissionais da Saúde
Arquivo -

As por acidente de trabalho aumentaram 39% em no ano passado, em comparação com 2019. As principais vítimas são os caminhoneiros, com 13 óbitos registrados. Em seguida vêm os funcionários de linha de produção, com três casos, trabalhadores rurais, com mais três casos e tratoristas agrícolas, com dois casos, entre outros profissionais. Ao todo, foram 46 mortes em 2020.

Em contrapartida, o número de acidentes diminuiu 10%. Em 2020, foram 7.052 casos contra 7.854 no ano anterior. Nessa estatística também entram os afastamentos por doenças ocupacionais, que são classificadas como acidentes de trabalho. As doenças aumentaram 98%, saltando de 130 casos, em 2019, para 327, em 2020. As informações são do Concat (Sistema para Consulta Online de Dados da Comunicação de Acidente de Trabalho), que permite o acesso ao banco de dados da Previdência Social.

O juiz do trabalho Marcio Alexandre da Silva, Gestor Regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, afirma que a prática do home office pode ter contribuído para a queda na redução dos acidentes, juntamente com o aumento das demissões e suspensões de contratos de trabalho. 

Já o aumento das mortes demonstra a gravidade dos acidentes, mas não está relacionado com a pandemia de coronavírus. O juiz esclarece que embora seja possível caracterizar os óbitos por como acidentes de trabalho, na prática, dificilmente há notificações por causa da doença. 

Já a procuradora do trabalho Claudia Noriler explica que os dados podem ser ainda mais preocupantes. “O número de subnotificações é alto, porque apenas recentemente o Ministério da Economia esposou um entendimento sobre quais são os casos em que se é necessária a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho em razão de adoecimento do trabalhador por coronavírus, então, com certeza, vai haver um número de subnotificação em relação aos casos de coronavírus e afastamento do trabalho”.

Reflexos da pandemia

Outro reflexo da pandemia nos acidentes de trabalho envolve os profissionais da saúde. Em 2020, a categoria com mais acidentes foi a de técnicos de enfermagem, com 543 casos, 32% a mais do que em 2019, quando figurava na segunda posição da lista, com 412 notificações. O ranking das 20 profissões que mais acidentaram no ano passado em Mato Grosso do Sul traz os enfermeiros em sétimo lugar, com 178 acidentes, sendo que no ano anterior eles apareciam na 22ª posição, com 84 notificações, um aumento de 111%. 

“Esses dados são ocasionados devido ao enfrentamento da Covid-19, que culminou primeiramente na contaminação de muitos profissionais que contraíram o vírus. Também, na sobrecarga de trabalho de todos profissionais da enfermagem, principalmente pelo aumento de pacientes com graves problemas de saúde, gerados pela pandemia. Além, disso, no Estado, devido à falta de mão-de-obra e necessidade emergencial da contratação de mais profissionais para combater o inimigo invisível, muitos enfermeiros e técnicos assumiram novas jornadas de trabalho e passaram a trabalhar mais”, afirma o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Lázaro Santana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

pix

Na mira de Trump, Pix trouxe inovações para o comércio em MS e não é canal para negócios com o exterior

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica

Vinícius Júnior ganha estátua de cera e se impressiona com semelhança

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

bodoquena

MPMS quer livrar maus condutores de ação penal e oferecer CNH a quem comete crime no trânsito

Últimas Notícias

Economia

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Órgão confirmou que vai avaliar a "situação em relação aos contribuintes" visto que aumento do IOF voltou a valer

Cotidiano

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Levantamento considera mais de 5 mil denúncias registradas na plataforma SOS Golpe, nos primeiros cinco meses do ano

Mundo

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Premiê de Israel afirmou que ataque na igreja foi engano

Polícia

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Wanderson Andrade foi assassinado a tiros por uma dupla encapuzada