O autorizou, neste domingo (21), a aplicação imediata das vacinas reservadas pelos estados para a 2ª dose. Assim, esses imunizantes serão aplicadas como 1ª dose em novos públicos. tem 103.814 doses que estão guardadas para garantir a 2ª dose, que poderão ser utilizadas.

A mudança ocorre depois que o Ministério da Saúde enviou, no sábado (20), o 9º lote de vacinas aos estados. Pela primeira vez, a remessa chegou com autorização para que não houvesse reserva para garantir a 2ª dose aos vacinados.

Em nota, a pasta informou que “a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”. Decisão levou em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Ritmo de vacinação em MS

Mato Grosso do Sul já recebeu 371.660 doses de vacina, sendo que já aplicou 269.977 doses. Desse total, 103.814 ainda estão guardadas para garantir a aplicação da 2ª dose. Assim, elas poderão ser utilizadas imediatamente para acelerar o ritmo de vacinação.