Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde deixou de fora dos 1,3 mil leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) autorizados. Na última terça-feira (13), MS ainda havia pedido insumos e suporte para enfrentar a pandemia do coronavírus, que se agrava no Estado.

A autorização aconteceu para 16 estados brasileiros, com repasse mensal total de R$64,1 milhões, correspondentes a abril. De acordo com o Ministério, “a autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados”.

Os leitos foram autorizados para: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, , Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Assim, o Estado também ficou de fora da distribuição de leitos de suporte ventilatório pulmonar. As instalações foram repassadas para 10 estados e o Distrito Federal. 

Assim, foram 347 leitos espalhados pelo Brasil. Receberam os suportes: “Distrito Federal e os estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina”.