Ministério da Infraestrutura formaliza concessão para construção da Ferroeste em MS
Ferrovia se estenderá por 1,3 mil quilômetros desde Maracaju, passando por Dourados até o porto de Paranaguá, no Paraná
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) a Deliberação número 3, que defere o requerimento de autorização ferroviária feito pela Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, a Ferroeste, para construção da Estrada de Ferro EF-483, trecho de 76 quilômetros entre Dourados e Maracaju.
O requerimento havia sido feito em setembro pela Ferroeste e no dia 9 de dezembro o secretário nacional de Transportes Terrestres tomou a deliberação que foi, entretanto, apenas hoje publicada.
“É o último ato administrativo autorizando a concessão desse trecho entre Dourados e Maracaju que passa a compor a Nova Ferroeste. Portanto, agora será licitado o projeto todo, de Paranaguá a Maracaju, e essa medida coroa um trabalho de três anos. É uma vitória importante dos governadores Reinaldo Azambuja e Ratinho Junior (PR). Sob o ponto de vista de investimentos, representa um incremento de R$ 1,2 bilhão ao projeto”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
A Nova Ferroeste se estenderá por 1,3 mil quilômetros, desde Maracaju, passando por Dourados, em MS; Guaíra, Cascavel, Guarapuava até o porto de Paranaguá, no Paraná. O investimento de cerca de R$ 10 bilhões será privado, concedido para exploração por meio de leilão a ser realizado já no próximo ano.
Boa parte da ferrovia já está implantada, restando o Trecho 1, entre Guarapuava ao porto de Paranaguá, com 400 quilômetros de extensão, que desce a Serra do Mar Paranaense em paralelo à BR-277. A concessão desse trecho será estadual. O Trecho 2 prevê a extensão de um ramal de Cascavel (PR) a Maracaju (MS), com a implantação de 350 quilômetros de ferrovias.
Concessão
A concessão se dará pelo regime de autorização, que já vem sendo praticado no país com embasamento em Medida Provisória e terá a chancela de lei já aprovada no Senado e em tramitação final na Câmara dos Deputados. Essa lei cria outra possibilidade de investimento muito interessante para Mato Grosso do Sul, na Ferrovia Malha Oeste, a principal estrada de ferro que corta o Estado de Leste a Oeste e está em condições precárias.
“Temos um estudo para relicitação no próximo ano, mas o regime de autorização permite também que se tome decisões no sentido de buscar alternativas mais apropriadas para aquelas ferrovias cujos processos já estejam em andamento”, observou Jaime Verruck.
O secretário lembrou que o governo do Estado criou o GT (Grupo Técnico) das Ferrovias para acompanhar os processos da Ferroeste, Ferronorte e também da Malha Oeste, e agora se debruça também sobre as tratativas envolvendo esses ramais em negociação através do regime de autorização.
(Com informações do Governo do Estado).
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Matrículas abertas para 7 mil vagas na educação infantil da rede municipal de Campo Grande
Os alunos novos devem ser matriculados pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br
SED-MS investe mais de R$ 8,7 milhões na aquisição de kits escolares
Contrato foi publicado na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS
Organizações ambientais enviam carta à Unesco pedindo ajuda para o Pantanal após seca histórica
Texto de 10 páginas foi escrito por pesquisadores
Após queda de energia, vacinas esquentam e imunização na UBSF do Pedrossian é suspensa
A orientação é que os moradores da região se dirijam à USF Arnaldo Estevão de Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.