Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com pausa nas chuvas, nível do rio Aquidauana se mantém acima da média

Mesmo com a pausa nas chuvas intensas, o nível do rio Aquidauana mantém alta de 725 centímetros, conforme o monitoramento em tempo real da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). No trecho do distrito de Palmeiras, o nível marca 507 milímetros, ainda na manhã desta quinta-feira (18), a medição apontava 531, ou seja, […]
Arquivo -

Mesmo com a pausa nas chuvas intensas, o nível do rio mantém alta de 725 centímetros, conforme o monitoramento em tempo real da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

No trecho do distrito de Palmeiras, o nível marca 507 milímetros, ainda na manhã desta quinta-feira (18), a medição apontava 531, ou seja, em 4 horas, cerca de 24 cm baixou na régua de monitoramento. Já no trecho de , o nível da água continua alto, sendo que apenas 1 centímetros foi reduzido em 4 horas.

O boletim diário da Imasul (Instituto do Meio Ambiente de ), estão monitorando as estações Palmeiras, Aquidauana e , pois continuam em alerta, devido a cota acima da média normal dos rios.

A estação Mt-738 atingiu o nível de emergência e foi emitido um aviso de evento crítico, com possibilidade de e inundação, que poderia atingir famílias ribeirinhas que moram próximo as áreas de alerta.

A prefeitura municipal fez um levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas nos últimos dias. Várias pontes que dão acesso a estradas vicinais caíram. Os primeiros locais já vistoriados foram na região do Distrito de Cipolândia, Furnas dos Baianos, distrito de Piraputanga, e a BR 419, na região da Ponte da Pirainha.

Mesmo com pausa nas chuvas, nível do rio Aquidauana se mantém acima da média
Cerca de 6 pontes sofreram danos. (Foto: Divulgação)

Alguns pontos foram interditados por conta das erosões; 06 pontes de madeira que tiveram suas cabeceiras destruídas região do Taboco, Furnas dos Baianos e Distrito de Cipolândia. “Estamos atentos e preocupados com a situação das chuvas na cidade e na zona rural. Solicitei às nossas equipes o total empenho para atender todas as famílias que foram prejudicadas com as chuvas e devolver o trafego nas estradas vicinais e cobrar do DNIT a atenção urgente com a BR 419”, disse o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB).

Normalmente e anualmente, até o período de março, a cidade registra cheias e aumento nas chuvas. Ainda segundo a prefeitura, pode ocorrer atrasos na manutenção e ser possível apenas medidas paliativas, enquanto os temporais atingirem a cidade.

“Para a execução de medidas definitivas após o período de chuvas, o município precisa de respaldo com decreto de situação de emergência, para facilitar e agilizar a contratação de serviços para recuperação de estradas e pontes. A prefeitura executa as vistorias, capta imagens e elaborará o relatório dos danos para justificar legalmente o decreto de situação de emergência a nível municipal”, comunica, em nota.

A prefeitura também alega que o serviço de recuperação da BR-419 compete ao DNIT, por se tratar de uma rodovia federal e afirma já ter informado sobre a situação calamitosa e solicitado a intervenção com urgência. As estradas vicinais e pontes de competência do município, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento terão os serviços de recuperação iniciados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

paranhos

‘Vamos cuidar melhor da saúde’, diz Hélio sobre prioridade em Paranhos

expogrande

Parque, fazendinha e show na Expogrande atraem dezenas de famílias

trump

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Últimas Notícias

Política

‘Respeitar a escolha do povo’, diz Jorge do PT após derrota em Paranhos

Dr. Jorge recebeu 1.802 votos na eleição suplementar de Paranhos neste domingo

Trânsito

Bebês e criança de 8 anos estão entre as vítimas fatais de acidente na BR-060

Tentativa de ultrapassagem que não deu certo teria ocasionado o acidente na BR-060

MidiaMAIS

De tão fã, Monalisa já deixou cirurgia de lado para ver Jota Quest em Campo Grande

Jota Quest se apresenta gratuitamente na Expogrande neste domingo

Trânsito

Tentativa de ultrapassagem deixa mortos e crianças feridas na BR-060

Um dos veículos envolvidos pegou fogo após colisão