O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () divulgou nessa segunda-feira, 1º, a primeira chamada para novos alunos em turmas em andamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras.

As matrículas dos convocados deverão ser feitas a partir desta quarta-feira, 3, até o dia 7 de março, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS, seguindo as orientações publicadas na Central de Seleção (item Resultado e Matrícula).

Caso seja o primeiro acesso no sistema, o candidato selecionado deverá clicar em ‘Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'. Será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado na inscrição.

Com o acesso ativado, é preciso fazer o login com o número do CPF, que deve ser utilizado também como primeira senha.

Ao acessar o sistema, o candidato será informado para qual curso e campus está apto a fazer a matrícula.

Depois de preencher o Questionário Socioeconômico, o candidato selecionado deverá atualizar ou corrigir, se preciso, seus dados pessoais e, em seguida, anexar os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o CPF do candidato;
documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ( I – completo) ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
documento oficial de identificação com foto;
documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar;
uma foto 3×4 recente;
termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

Cenid – O Centro de Idiomas do IFMS (Cenid) ofereceu 326 vagas para turmas em andamento de cursos de idiomas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) para ingresso no primeiro semestre de 2021.

As vagas foram abertas em Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita por meio de eletrônico, realizado após os candidatos passarem por um teste de nivelamento.

As aulas terão início na próxima segunda-feira, 8, e serão oferecidas de forma remota, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais no IFMS. Uma retificação publicada nessa segunda-feira, 1º, alterou os dias das aulas de uma turma no curso de Inglês oferecido em Campo Grande.

Os cursos de idiomas buscam fomentar o processo de internacionalização do IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos Cursos de Idiomas do IFMS. (Informações da assessoria)