Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul espera aval da Anvisa para importar 2 milhões de doses da Sputnik

Vacina russa contra covid irá agilizar imunização de grupos prioritários no Estado
Arquivo -

firmou acordo de compra de 2 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que devem chegar ainda no 1º semestre do ano. A assinatura foi feita com o com o Fundo Russo de Investimento Diretopelo Consórcio formado por 7 estados – incluindo MS.

Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a expectativa é acelerar a imunização na população de MS. “É uma possibilidade real a partir da aprovação da [Agência de Vigilância Sanitária], desde que possamos usá-la nos nossos [e não incorporar ao PNI para ser distribuído aos estados]”, declarou.

Assim, a expectativa é de que os imunizantes estejam disponíveis até o fim de junho e, segundo o secretário, devem ser utilizados para acelerar a imunização nos  grupos prioritários em MS. “Estamos na procura incessante e não vamos parar enquanto não tivermos vacinado 80% da população do Estado”, afirmou.

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia participam do grupo.

O que falta?

O maior entrave para a importação do imunizante é a aprovação da Anvisa. Na semana passada, o órgão emitiu nota técnica afirmando que os estudos foram insuficientes em demonstrar com clareza diversos aspectos que deveriam apresentar a capacidade da vacina de imunizar com segurança. 

Ainda consta que os resultados de eficácia, obtidos na fase 3 do estudo apresentado, não podem ser analisados sem a consideração sobre o alto potencial de ocorrência de vieses (fatores confundidores) no estudo. Ou seja, os ensaios clínicos foram mal projetados, conforme apontam os documentos recebidos pela Anvisa até o momento, o que dificulta comprovar a eficácia da vacina.

[

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação

bolsonaristas manifestação

Bolsonaristas rezam pai nosso em ato pela anistia e contra o STF em Campo Grande

Morto no centro de Campo Grande foi atingido por 13 golpes de faca

(Rafael Rodrigues, EC Bahia)

Bahia goleia Confiança e garante pentacampeonato da Copa do Nordeste

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Bia Haddad estreia no SP Open contra adversária do qualifying

Últimas Notícias

Brasil

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

Sem citar nomes, o ministro do STF rebateu críticas à atuação da Corte

Cotidiano

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

Duas ambulâncias foram chamadas para atender a ocorrência

Esportes

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Seleção brasileira terá de lidar com efeitos dos 4.150 metros

Brasil

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Chefe do PL mira a aprovação do projeto de olho em candidatura de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar e prestes à condenação