Maio Furta-cor

O NIEPPICS (Núcleo de Implementação Estratégica Para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) de Campo Grande (MS), aderiu à campanha de conscientização que chama atenção à saúde materna e prepara programação para discutir o tema nas redes sociais.

A campanha que foi criada em 2021 pelas doutoras Nicole Cristino, que é psicóloga clínica e perinatal, e Patrícia Piper, médica psiquiatra e psicoterapeuta com atuação na perinatalidade, de Curitiba, no Paraná, vem para debater o estado de saúde mental materna durante a pandemia.

Joseanne Roque, diretora do Nieppics | Foto: Divulgação
Joseanne Roque, diretora do Nieppics | Foto: Divulgação

Conforme a diretora do Nieppics, Joseanne Roque, a campanha é importante pois muito se fala na ‘beleza’ da maternidade, do amor materno incondicional, mas poucos se questionam sobre o cansaço, desamparo e solidão das mães e tudo que envolve emocionalmente a gestação, parto, puerpério e amamentação.

Além disso pontou que as práticas integrativas, como a terapia floral, que trata o emocional das pessoas, é um método de ajudar as mulheres no período maternal.

“É importante pontuar que o fator emocional é preponderante, e as Práticas Integrativas e Complementares ajudam muito. O Maio Furta-cor vem para falar da importância da saúde materna, é porque nós precisamos valorizar e olhar para essa mãe que está gestando e em todas as suas fases das vida”, pontuou Joseanne.

Ela explica que a atenção às mães e em como ela lida com aquele mundo deve ser levado em conta desde o primeiro momento em que ela descobre a vida que está gerando. 

“Tudo começa no momento da gestação e a construção de um mundo novo que está nesse ventre. Aí passa pela via de parto, puerpério e amamentação. Neste momento, é importante olhar para essa mãe e em como ela tem lidado com tudo e ainda temos o agravante da Pandemia” disse.

O NIEPPICS promoverá, ao longo do mês de maio, bate-papos especiais com especialistas para abordar o tema da campanha. Serão dois convidados por semana e para acompanhar a programação, basta acessar o perfil do núcleo no Instagram, clicando aqui.

O Maio Furta-cor

O Maio Furta-cor é uma campanha democrática, apartidária e sem fins lucrativos, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

Maio Furta-cor, campanha de conscientização para a saúde mental materna | Foto: Divulgação
Maio Furta-cor, campanha de conscientização para a saúde mental materna | Foto: Divulgação

As idealizadoras explicaram que a tonalidade escolhida foi o Furta-cor, que é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

Segundo dados divulgados pela campanha, a Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que, na pré-pandemia, a depressão pós-parto atingia cerca de 19,8% das mulheres em países de baixa renda, número esse que saltava para 26% em se tratando do nosso país. Ou seja, estimava-se que 1 a cada 4 mulheres adoecesse mentalmente entre 6 e 18 meses do bebê.

Com a chegada da Covid-19, e seus desdobramentos, o cenário criou um alerta, pois neste contexto, com as escolas fechadas, isolamento, reduções salariais, pouca ou nenhuma rede de apoio, conflitos conjugais, violência doméstica, têm gerado exaustão, solidão, invisibilidade, desqualificação e culpa que vêm se expressando diariamente no interior de muitos lares sob a forma de quadros graves de depressão, ansiedade, infelizmente, suicídio.

O Maio Furta-cor pretende existir com o intuito de transformar essa avalanche de dor em uma verdadeira onda de cuidado, de afeto, de legitimação do verdadeiro sentido do maternar.

Ao longo do mês, a campanha, junto aos seus parceiros, promoverá palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, mamaços, rodas de dança mãe-bebê e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços. Para mais informações, basta acessar a página maiofurtacor.com.br.