Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com descarte até de manequins, lixão na BR-262 é problema antigo para moradores

No local, é frequente o descarte de lixo, roupas, móveis e até animais
Arquivo -
Manequins são descartados à beira da BR-262
Manequins são descartados à beira da BR-262

Uma região de cerca de 2 quilômetros de extensão às margens da , no bairro Tarumã, em , tornou-se lixão clandestino, incomodando moradores vizinhos. Nesta terça-feira (5), centenas de manequins de uma loja de roupas foram descartados no local. No entanto, o descaso é antigo e os materiais abandonados são os mais diversos.

No local, é possível encontrar todo tipo de objeto, como, por exemplo, sofá, cadeira, roupas, restos de marmitas e verduras, garrafas de cerveja e até animais mortos. Às margens da rodovia, famílias assentadas precisam conviver com o descarte irregular e suas consequências.

Manequins da loja Avenida foram descartados na vegetação à beira da BR. Foto: Marcos Ermínio

 

Dinas Barbosa, de 30 anos, mora há quatro anos às margens da BR. Ele comenta que os descartes independem do horário. “Aqui é direto, o povo nem liga se está Sol, só vem e descarta”, conta. “Durante o dia é mais caminhonete, à noite vem caçamba”, completa o morador.

Animais também são deixados por lá. Vivos ou mortos. Luciano Rodolfo Alves, de 31 anos, morador há oito meses do assentamento já chegou a resgatar filhotes. “Já virou costume do pessoal jogar lixo aqui, o que eu já tirei de lixo, de cachorro morto e até de filhotinho abandonado não dá para contar”, afirma.

O morador chegou a construir uma cerca na lateral da BR-262 para dificultar o descarte ilegal próximo a sua residência. No entanto, gesto é pequeno para inibir a ação, já que estradas de terra foram marcadas para facilitar o acesso vegetação adentro.

Confira o vídeo gravado pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax:

Paulo Soares, de 42 anos, visita frequentemente o tio que mora no assentamento. Mesmo não sendo morador, ele está acostumado a ver a presença de carros e caminhões fazendo o descarte. “O tempo todo, todo dia, toda hora”, fala. “Isso aí é coisa antiga, até antes do meu tio vir já acontecia”, conclui.

Os moradores já chegaram até a questionar os frequentadores do lixão, mas, segundo eles, a justificativa é sempre a mesma. “Chega o cara com caminhonete aqui e fala que é dono. Todo mundo é dono”, cita Barbosa.

Além do lixo, a população reclama das frequentes queimadas, alternativa encontrada por muitos que passam por lá para se livrar dos objetos. “A fumaça entra na casa toda e vira um inferno de calor e fumaça”, comenta Alves. Segundo ele, o é presença carimbada quando isso ocorre.

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) informou que as equipes de fiscalização já trabalham para identificar o autor do descarte, que pode receber multa que varia entre R$ 2.337,27 e 9.509,07.

Ainda conforme a pasta, fiscalizações são realizadas diariamente. Além disso, pede para que a população ajude no combate a este tipo de prática. Quando houver o flagrante do descarte de materiais, a patrulha ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) via 153 deve ser acionada. Em casos onde o descarte já ocorreu, a denúncia deve ser encaminhada diretamente à Semadur, pelo disque denúncia 156. 

A concessionária responsável pelo tratamento de lixo na Capital, a Solurb, também foi contatada pela reportagem para detalhes sobre onde esses materiais, como os manequins, podem ser descartados, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Últimas Notícias

Cotidiano

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 18 municípios de MS 

Comunicado vale da manhã desta sábado (19), até o final do dia

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Polícia

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

Caso aconteceu na comunidade Sargento Félix, distante 25 quilômetros de Caracol

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho