Leilão de parques estaduais de MS entra na lista do BNDES e deve acontecer até setembro de 2022
Governo quer conceder Parque das Nações Indígenas, Gruta Azul e outros 3 para a iniciativa privada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A concessão de 5 parques estaduais de Mato Grosso do Sul já consta na lista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e tem leilão previsto para ocorrer até setembro de 2022. A lista contém, inicialmente, 5 locais: Parque das Nações Indígenas, Gruta do Lago Azul, Parque Estadual do Prosa, Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Conforme o BNDES, o projeto se encontra na fase de estudos técnicos, que irão direcionar quais parques têm potencial para serem concedidos à iniciativa privada. Nesta fase, também serão definidos os detalhes que irão embasar os editais do leilão, que está previsto para ocorrer entre os meses de julho e setembro.
Os estudos técnicos devem terminar em outubro de 2021, segundo informado pelo BNDES ao Jornal Midiamax “Nossa expectativa é que o estudo esteja pronto até o final deste semestre e que os projetos sejam concluídos até o final do ano, submetidos à audiência e consulta pública”, declarou Gabriela Rodrigues, coordenadora de Parcerias da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas).
Próximas etapas
De acordo com o cronograma do BNDES, o próximo passo, após a conclusão dos estudos técnicos, é a realização de consulta pública, que deve acontecer ainda em 2021, caso não haja prorrogação dos estudos.
Nessa etapa, cidadãos e potenciais investidores podem debater sobre o projeto, propondo melhorias e correções para adequações à realidade local, por exemplo.
Gruta do Lago Azul pode ser concedida à iniciativa privada – Foto: Divulgação
Para o ano que vem, após a consulta pública, até junho deve ocorrer a aprovação dos órgãos de controle. Depois, o edital será lançado até o fim do 1º semestre do ano.
A partir disso, o leilão deve acontecer até setembro e, por fim, a assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para ocorrer até dezembro de 2022.
Concessão de parques estaduais de MS
O projeto visa atrair investimentos privados a estes parques, com objetivo de fomentar o turismo. Em contrapartida, as empresas vencedoras poderão explorar algum tipo de serviço ou taxa para manter os serviços — e obter lucro.
Entre as exigências que devem constar no edital estão a implementação de serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização e manutenção dos serviços turísticos nas unidades.
Além dos cinco parques estaduais que farão parte deste estudo, o programa também vai avaliar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Outro projeto em pauta é da concessão do Parque Estadual do Pantanal de Rio Negro, que passará por estudo através do Ministério do Turismo.
Porém, estes dois últimos ainda não entraram na lista de concessões.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
G20 e feriado ‘colados’ impulsionaram turismo no Rio de Janeiro
Segundo o Píer Mauá, que administra o terminal do porto, novembro vai registrar mais de 20 mil turistas
Mania de Você: Iberê descobre o paradeiro de Viola e avisa Mavi
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (22)
Volta por Cima: Tati tenta convencer Doralice a morar na casa de Violeta
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (22)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.