Internada junto com a mãe que morreu por Covid-19, filha se recupera e tem alta em Dourados
O avanço da pandemia em Mato Grosso do Sul faz com que famílias tenham trágicos encontros nos hospitais. Internadas na mesma unidade, no Hospital da Vida em Dourados, mãe e filha lutavam contra Covid-19. Entretanto, a história tomou dois desfechos: o triste, da mãe que faleceu devido à doença; e o feliz, da filha que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://midiamax.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Hospital-vida-2.jpg)
O avanço da pandemia em Mato Grosso do Sul faz com que famílias tenham trágicos encontros nos hospitais. Internadas na mesma unidade, no Hospital da Vida em Dourados, mãe e filha lutavam contra Covid-19. Entretanto, a história tomou dois desfechos: o triste, da mãe que faleceu devido à doença; e o feliz, da filha que recebeu alta nesta terça-feira (16), por ter melhoras do quadro de coronavírus.
Internada em Dourados, a 229 km de Campo Grande, Sônia, de 49 anos, passou semanas na enfermaria do Hospital da Vida. O sobrenome da paciente será preservado, a pedido do hospital. Ela e a mãe enfrentavam a Covid-19 nas mesmas instalações, separadas por alguns metros.
Sônia ficou internada na enfermaria Covid-19 do hospital e precisou fazer uso de oxigênio, porém não houve necessidade de ser entubada. Já a mãe dela, teve o quadro agravado da doença e foi internada em uma das 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Evolução e critérios para UTI
“Ela ficou bem ruim, mas evoluiu bem”, disse uma das profissionais que atendeu a mulher com alta. De acordo com o Hospital da Vida, Sônia reagiu bem aos remédios justamente quando a mãe dela faleceu. Assim, foi mantido o tratamento na enfermaria especializada.
Ela tinha os critérios para ser internada na UTI. Entretanto, outros pacientes com mais agravamentos e menos reações positivas aos remédios precisaram ser priorizados. Então, a vaga da mãe foi passada para outro paciente que tinha quadro mais grave da Covid-19.
Nesta terça-feira (16), o Hospital da Vida apresenta lotação de 100% das vagas de UTI. São apenas 10 vagas para atender os pacientes com os piores quadros da Covid-19. Existem ainda 20 leitos clínicos nas instalações, que já atendem 10 outras pessoas.
Ampliação de leitos
Ao Jornal Midiamax, o prefeito Alan Guedes (PP), disse que o município está ciente das situações trágicas que atingem famílias infectadas por Covid-19. Para ele, é necessário garantir leitos para tratar essas pessoas.
“Nós já temos 40 leitos em operação, mas a maior dificuldade tem sido o RH (Recursos Humanos) e materiais”. Assim, o prefeito lembrou que no começo eram 35 leitos de UTI apenas, para toda a cidade. Além disto, o município aguarda mais cinco leitos ainda nesta semana.
“Há nesta tarde uma reunião com o HU (Hospital Universitário) e a faculdade, para conversar e ampliar mais 10 leitos no HU”. E depois destes, o prefeito disse que o objetivo é conseguir mais 30 leitos novos para o Hospital da Mulher e da Criança. “Nós entendemos que só com a ampliação de leitos será suficiente para salvar mais vidas. Obviamente que as medidas restritivas têm sido cumpridas e fiscalizadas, mas também há abertura de novos leitos”.
Por fim, o gestor municipal destacou que as microrregiões são essenciais para o enfrentamento da pandemia. “Ponta Porã, Nova Andradina e Naviraí são fundamentais para segurar o número de vagas disponíveis na macrorregião de Dourados”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
‘Estouro’: Vendas de fogos de artifício aumentam na reta final do ano em Campo Grande
Kits de fogos com bateria varia de R$ 160,00 até pouco mais de R$ 5 mil
Homem agride a própria companheira com barra de ferro no interior de MS
Durante a prisão, o autor estava agressivo e em estado visível de embriaguez
Setor industrial abre 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de educação profissional em MS
Em todo o Brasil, o Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos profissionalizantes
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.