Os interessados em participar do para 80 vagas em cursos técnicos subsequentes presenciais, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), podem fazer a inscrição até sábado, 27.

As vagas estão divididas entre os cursos de Agricultura e Zootecnia, oferecidos em Ponta Porã e Nova Andradina, respectivamente. Para participar é necessário ter ensino médio completo até a data da matrícula.

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente pela , na Página do Candidato. Para aqueles que nunca acessaram o sistema, é necessário efetuar o cadastro previamente.

O candidato que não tiver acesso à internet pode comparecer a um dos campi do Instituto e utilizar um computador para fazer a inscrição. O agendamento deve ser feito nos endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura, publicado na Central de Seleção, ou pelo correio eletrônico [email protected]

Em função da pandemia de , para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, visando garantir o distanciamento social.

Ações afirmativas – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de cotas deverá ser informada na inscrição. Candidatos pretos e pardos passarão por uma banca de heteroidentificação para que se comprove a veracidade da auto declaração. A banca ocorrerá preferencialmente de forma presencial, observando as medidas de biossegurança necessárias.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ser realizado em 12 de março e que poderá ser acompanhado por transmissão ao vivo. Cada candidato receberá um número de participação e a classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado do sorteio será publicado no dia 16 do mesmo mês.

Cronograma – Em 22 de março serão divulgadas a classificação preliminar e a convocação para a banca de heteroidentificação, que ocorrerá entre os dias 24 e 26.

Para 30 de março está prevista a publicação da classificação preliminar após a verificação de heteroidentificação. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados em 7 de abril. As datas para a realização das matrículas e de início das aulas serão informadas após o retorno das atividades presenciais. (Informações da asessoria)