A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a (Subjuv), está com inscrições abertas para o Curso de Economia Positiva: Planejamento e Controle de Finanças, voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos. As aulas serão divididas em duas turmas e acontecem em locais e datas diferentes.

A primeira será de 5 a 9 de julho, na sede da Subjuv e a outra turma do dia 12 a 16 do mesmo mês, no Bairro Coophavila. O curso, que tem o objetivo de ensinar os conhecimentos básicos sobre economia e investimentos, será o primeiro neste ano em formato presencial e aberto aos jovens nas novas instalações da subsecretaria.

O professor Matheus Guimarães, quem ministrará as aulas, falou um pouco do que será abordado. “É fundamental saber como lidar com seu dinheiro, e infelizmente mais de 90% da população brasileira não tem nem o conhecimento básico sobre esse assunto. Esse curso é bem diverso e as dicas vão desde orientar os jovens a criarem um fundo para possíveis emergências, até a introdução de noções sobre renda fixa e variável, além do planejamento para que o jovem saiba enfrentar períodos de crise, principalmente nesse momento atual da pandemia da Covid-19, que afeta diretamente a economia e renda das famílias”.

Endividamento Familiar

O número de famílias com renda comprometida por dívidas no país alcançou em abril 67,5%, é o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e (CNC), registrando uma alta de 0,2 ponto porcentual (p.p.) em relação a março de 2021, sendo a quinta seguida. Em relação a abril de 2020, houve alta de 0,9 p.p, os números representam nível recorde de endividados no país, igualando aos índices de agosto do ano passado.

Estatuto da Juventude

O curso faz parte das diretrizes da Subsecretaria de Políticas para a Juventude de Campo Grande, que segue as normativas que constam nos parágrafos I e II do Art. 4° do Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. “Assegura a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais, e também do envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, de suas comunidades, cidades, regiões e do País”.

Vale destacar que para a realização dos cursos serão respeitados todos os protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, utilização de álcool em gel, higienização dos ambientes, além de manter distanciamento entre as pessoas.

Confira os locais e horários do curso de Economia Positiva

Turma 1 – de 5 a 9 de junho
Horário: 13h às 17h
Local: Rua 25 de Dezembro, 924 – 3° Andar (Subjuv)
Informações sobre inscrições: (67) 3314-3577

Turma 2 – de 12 a 16 de julho
Horário: 13h às 17h
Local:Av. Marinha, 725-Coophavila 2
Informações sobre inscrições: (67) 3056-0609