Pular para o conteúdo
Cotidiano

Infectologistas alertam CRM sobre abuso de corticoides para tratamento de covid em MS

Especialistas pedem investigação, fiscalização e orientação aos médicos sobre o uso indiscriminado
Arquivo -

SIMS (Sociedade Brasileira de Infectologia de Mato Grosso do Sul) enviou um ofício ao CRM-MS (Conselho Regional de Medicina), solicitando que a instituição investigue, fiscalize e oriente os médicos do Estado em relação ao uso indiscriminado de corticoides no tratamento de pacientes com Covid-19. 

O documento assinado pela presidente do SIMS, a infectologista Andyane Freitas Tetila, pede que haja uso racional desse tipo de medicamento, pois os profissionais infectologistas têm identificado vários casos de uso exagerado e de consequências negativas dessa medida nos pacientes. 

“Em nosso dia a dia, estamos identificando vários casos de prescrição de corticoides fora do protocolo, em pacientes que nem precisariam usar, em outros casos em doses maiores”, explica Andyane ao Midiamax.

Na fundamentação do ofício, o SIMS admite a importância dos corticoides em casos graves de Covid, inclusive com estudos que corroboram para essa medida, mas pondera que o erro está justamente em não seguir os protocolos baseados nesses estudos.

“Temos observado em nossa rotina assistencial diária a prescrição por colegas de doses suprafisiológicas em demasia, o que nos traz profunda preocupação, devido aos efeitos adversos importantes: ganho ponderal, diabetes, hipertensão, e, principalmente, a ocorrência de infecções oportunistas”, afirma um trecho do ofício.

Ainda conforme o documento, muitos dos efeitos do uso errado dos corticoides está relacionado à retirada abrupta deste medicamento. “Pacientes que usam esse corticoide por cinco, seis dias, já precisam de uma interrupção gradual, imagina pacientes com uso de 20, 30 dias”, explica Andyane.

A desinformação também leva muitas pessoas à automedicação. “Médicos e supostos médicos fazem vídeos justamente nesse contexto errado do uso dos corticoides e isso leva várias pessoas a tomarem os medicamentos por conta própria”, ressalta a presidente.

Segundo o CRM-MS, em resposta ao Midiamax, como o ofício foi enviado nesta segunda-feira (16), ainda não chegou às mãos da presidência, pois existe um tempo de aproximadamente 48 horas para isso acontecer, e que tão logo tenham conhecimento, tomarão as medidas cabíveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-267

dolar

Dólar cai e fecha abaixo de R$ 5,40 com indicadores dos EUA

Claro apresenta indisponibilidade em Campo Grande e outras cidades

Clonapure®: A nova era da Creatina – Energia, performance e cognição em uma dose precisa

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

vice terenos

Rumores sobre pressão para renúncia do vice-prefeito tomam conta de Terenos

Últimas Notícias

Loterias

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

37 apostas acertaram a quina

Polícia

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Após ingerir bebida alcoólica, jogou combustível inflamável contra ela e ateou fogo utilizando um isqueiro

Esportes

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Será a 12ª semifinal do Cruzeiro em sua história

Cotidiano

Construtora é condenada por atraso em 10 anos de imóvel adquirido na planta

Construtora alegou que o atraso aconteceu por fatores externos