O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, declarou, na manhã desta quarta-feira (24), que  13.848 doses de contra Covid-19 que estavam destinadas a indígenas podem ser remanejadas para atender a idosos em . Isso porque parte dos indígenas se recusou a receber o imunizante.

“Houve essa sobra, parcela da população indígenas não quis acesso às vacinas, além disso teve quantitativo enviado maior pelo , queremos com isso, construir possibilidade imunizar quem de fato está ávido, ansioso para ter acesso à vacina”, declarou o secretário, completando que a resposta do governo federal deve sair ainda hoje.

Conforme Resende, a quantidade de doses aplicadas foi suficiente para atender ‘parcela significativa' desse grupo.

Mais doses a MS

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde confirmou o envio de 35,7 mil doses da vacina contra Covid-19 a MS. são 22,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford e 13,2 mil da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan.

De acordo com cronograma federal, as 22,5 mil doses da AstraZeneca serão aplicadas, sem reserva para 2ª dose e  destinadas da seguinte forma: 14.929 para idosos de 85 a 89 anos e 6.264 a trabalhadores de saúde.

Já para os imunizantes da CoronaVac os Estados devem separar a 2ª dose, ou seja: apenas metade das 13,2 mil serão aplicadas nesse momento. Então, serão 6.279 idosos com idade entre 80 e 84 anos que serão imunizados.