Cotidiano

IFMS abre período de inscrição para estudantes aprovados no Sisu

O prazo pode ser feito até julho com vagas para dez cidades de MS

Gabriel Neves Publicado em 15/06/2021, às 11h43

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. - (Foto: Divulgação)

Os candidatos selecionados para estudarem no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) possuem até 2 de julho para efetuarem a matrícula. Ao todo foram ofertadas 383 vagas de graduação.

Aqueles que estão em "lista de espera" têm o mesmo prazo para manifestar interesse na vaga. O resultado final do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Para os dois casos, o procedimento deve ser realizado no Sistema de Matrículas do IFMS. Para isso, o candidato deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja, para candidatos da ampla concorrência;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja, para candidatos cotistas;
  • Documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário mínimo e meio per capita;
  • Comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;
  • Formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que concorreram às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O candidato que não tem acesso à internet pode solicitar acesso a computador do IFMS para fazer a matrícula ou manifestar interesse na vaga. O agendamento do dia e horário pode ser feito por correio eletrônico ou WhatsApp, de acordo com os contatos disponíveis no Anexo IX do edital de abertura.

Heteroidentificação

Os candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas no ato da inscrição devem enviar ao Instituto Federal a documentação comprobatória, para que seja feita a heteroidetificação, até quarta-feira (16).

A convocação para heteroidentifcação foi publicada na sexta-feira (11). Os convocados devem apresentar os seguintes documentos:

  • Autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada (Anexo VIII);
  • Fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

Os candidatos indígenas devem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena – Rani; certidão de nascimento indígena; ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

O envio da documentação dos beneficiários de ações afirmativas também deve ser feito no Sistema de Matrículas. Os resultados preliminar e final da verificação de heteroidentificação serão publicados nos dias 18 e 25 de junho, respectivamente. As aulas começam no dia 4 de agosto.

Jornal Midiamax