Cotidiano

Governo de MS inicia distribuição do terceiro lote de vacina aos municípios

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) iniciou, na manhã desta sexta-feira (29), a distribuição do terceiro lote da vacina contra Covid-19, com 10,2 mil doses, aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a distribuição das doses tem como objetivo que os municípios possam começar […]

Gabriel Maymone Publicado em 29/01/2021, às 11h02

Equipes organizam vacinas para distribuição aos municípios de MS. (Foto: Divulgação)
Equipes organizam vacinas para distribuição aos municípios de MS. (Foto: Divulgação) - Equipes organizam vacinas para distribuição aos municípios de MS. (Foto: Divulgação)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) iniciou, na manhã desta sexta-feira (29), a distribuição do terceiro lote da vacina contra Covid-19, com 10,2 mil doses, aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a distribuição das doses tem como objetivo que os municípios possam começar a vacinar os idosos acima de 80 anos. “Queremos proteger as populações que são mais vulneráveis. Estamos vacinando os públicos prioritários e vamos ampliando na medida que forem imunizando as pessoas e com a chegada de novos lotes de vacina”, disse.

A partir desta sexta-feira, os municípios estão autorizados a realizar a primeira aplicação de dose em 10.200 pessoas acima de 80 anos de idade. Segundo Estimativa populacional do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul possui cerca de 51 mil idosos acima de 80 anos. Com essa remessa será possível imunizar 20% desse público alvo.

Em Campo Grande, a vacinação começa na segunda-feira (1º) em idosos acima de 99 anos. Confira o cronograma completo com as datas em que cada idade será imunizada.

Logística

Assim como das outras vezes, o governo de MS trabalha com a logística que prevê distribuição em cerca de 24h a todas as regiões do Estado, com prazo máximo de 48h.

Durante a madrugada desta sexta-feira, uma força tarefa da Secretaria de Estado de Saúde e secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública iniciou a separação e preparação para as doses serem enviadas aos municípios.

Seguindo o Plano Estadual de Distribuição da vacina contra Coronavírus, as doses começaram a serem enviadas aos municípios às 7h desta sexta-feira em veículos da Secretaria de Estado de Saúde, da Polícia Militar, Bombeiros e da Polícia Civil.

Com a distribuição do terceiro lote, Mato Grosso do Sul completou o envio de todas as 190,9 mil doses da vacina contra coronavírus aos municípios.

Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac em 18 de janeiro. O segundo lote chegou ao Estado em 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro com 10,2 mil doses da vacina Coronavac produzida no Brasil.

Jornal Midiamax