Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadê 5G? ‘Gambiarra’ com chip paraguaio expõe internet precária na fronteira de MS

Em época de discussão sobre 5G, quem é da fronteira nem consegue sinal brasileiro para se manter conectado
Arquivo -

“Só fica girando a bolinha no celular e não pega”. “É horrível”. “Realmente, aqui o sinal é muito ruim”. “Nossa, a conexão aqui é terrível. Quando chove então, acaba na hora”. É só questionar os moradores de Porto Murtinho, município localizado na fronteira do com o , que os depoimentos sobre a na região são unânimes e todo mundo sofre. 

A enfermeira da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Porto Murtinho, Anne Grubert Fernandes, de 41 anos, precisa estar conectada o tempo todo para encaminhar as notificações da área da saúde do município. Há seis meses, no entanto, ela alega que a rotina possui um único problema: a conexão com a internet. 

Enfermeira diz que moradores estão sempre em busca de alternativas para se conectarem à rede. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

“Nós é quem abastecemos o Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação] sobre qualquer notificação do município. Tudo o que ocorre de agravo, como casos de Covid, por exemplo, precisa ser notificado e daí quando cai a internet o pessoal fica doido, correndo atrás de alternativas”, comentou Fernandes. 

Uma delas, de acordo com a enfermeira, é os moradores adquirirem um chip paraguaio da Tigo. “O pessoal compra o chip de outro país e pega muito rápido. É uma internet 5G, que atravessa o rio e o sinal é ótimo aqui. O wifi também é muito precário, então, o pessoal aqui considera a internet do Paraguai a melhor que tem”, explicou. 

Quando o som do restaurante para, é a internet

O gerente de um restaurante em Porto Murtinho, Mervyn Lobo, de 64 anos, também lamenta a precariedade do sinal de internet. Morando há 4 meses na cidade para ficar mais perto da filha, ele fala que não foi nem a temperatura alta “o que mais estranhou”, mas sim a qualidade da internet. 

Cabos de fibra óptica estão sendo instalados na cidade.
Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

“Eu vim da cidade de São Gonçalo, no , com mais de um milhão de habitantes. A intenção era só ficar uns dias para visitar minha filha, mas, acabei gostando e arrumei um emprego bem ao lado dela. E a primeira coisa que vi lá é a internet ruim, oscilando o tempo todo. Quando a música do restaurante para, que é conectada no YouTube, a gente já sabe que é porque a internet caiu”, ressaltou o gerente.

Durante o trabalho, ele disse que presenciou, ao menos quatro vezes, o estabelecimento comercial por dias sem internet. “Aqui é bem quente, mas, durante a noite refresca e até os mosquitos vão embora. Só que a internet não, é ruim o tempo todo. Quando chove então, ou faz qualquer vento, cai o sinal rapidão. Agora estão começando a colocar fibra óptica, vamos ver se melhora”, falou.  

A assistente social Elaine Mendes, de 34 anos, ressalta que já adquiriu o chip paraguaio para ter internet. “É muito ruim mesmo, fica oscilando. O chip paraguaio, ao contrário, é só instalar que conecta rapidão. O pessoal sofre mesmo”, lamentou. 

Dono de farmácia diz que internet precisa ‘caminhar com o
desenvolvimento da cidade’. Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

O gerente de uma farmácia da cidade, Sidney Marques Pereira, de 43 anos, diz que mora no município há 10 anos. Ele lamenta a dificuldade em acessar a internet e fala que o setor público deve se preocupar em resolver o problema o quanto antes, já que a cidade está recebendo investimentos e novo público por conta da rota bioceânica. “A internet precisa caminhar com o desenvolvimento da cidade”, alegou.

Prefeito diz que sinal vai melhorar

O prefeito (PSDB) reconhece que a internet é ruim no município. Segundo ele, o problema está sendo solucionado com a instalação de fibra óptica não só em Porto Murtinho, mas, com um projeto que se estende até os municípios de Dourados, Ponta Porã, Antônio João e Bela Vista. 

“Aqui era uma cidade isolada, mas, todos os olhos estão voltados para Porto Murtinho agora. Estamos sendo procurados por grandes empresários e o governo também está nos ajudando nesta questão. Nos próximos meses, o problema será solucionado e a internet terá forte sinal. Realmente esta questão de comprar chip existe, mas, em breve nada mais vai interferir nesta questão”, argumentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas

Cotidiano

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Problemas foram registrados no Los Angeles e no Jardim Ouro Preto

Le Blog Maria Antonia

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Depois de mais de uma década de uma relação discreta, Mick Jagger e Melanie Hamrick finalmente colocaram fim aos rumores: estão noivos. A revelação foi feita pela própria ex-bailarina de 37 anos em entrevista à revista Paris Match, onde contou, com naturalidade, que o compromisso já existe há “dois ou três anos” — mas, por … Continued