Com situação de fome agravada pela pandemia de em todo o Brasul, as ONG's (Organizações não Governamentais) que ajudam famílias carentes estão vivendo momento de escassez de mantimentos e impedidos de atender os mais necessitados. Em Mato Grosso do Sul a situação não é diferente.

O desemprego e o isolamento social estão ‘contribuindo' para a falta de renda das famílias o que fez os pedidos de ajuda aumentarem nas instituições de caridade. Por outro lado, as ONGs não têm recebido doações suficientes para atender as pessoas que necessitam.

No ano passado, a situação de aumento de fome relacionada com a crise da pandemia já era realidade no Brasil. Em levantamento divulgado em setembro de 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), constava que pelo menos 10,3 milhões de brasileiros viviam com insegurança alimentar grave.

Aliado a isso, o crescente desemprego registrado em 2021 em razão do agravamento da pandemia em todo o país também contribui para a dificuldade de muitas famílias em se alimentar. Neste mês de março, também segundo o IBGE, os níveis de desemprego baterem recorde no Brasil.

Realidade regional

“No final do ano a gente fez o reabastecimento das famílias para o Natal e conseguimos fazer uma arrecadação, mas de janeiro para cá está bem complicado. A gente está recebendo do Mesa Brasil verduras e legumes. Está bem difícil e as procuras são muitas, mais de 15 ligações por dia solicitando cesta de alimentos”, disse a presidente do Instituto Maná do Céu, Carla Rodrigues.

Segundo ela, a ajuda para as 500 famílias cadastradas se manteve em 2020 com valores repassados da Fundação Itaú e do Mesa Brasil, programa do Sesc (Serviço Social do Comércio), mas em 2021 a situação não está favorável. “Agora nós estamos nos organizando para uma campanha de Páscoa, mas pensando: ‘Do que adianta dar chocolate se a família não tem o alimento?'”, desabafou ela.

O mesmo acontece com a Associação Amigos de Maria, que atende 140 famílias carentes do Jardim Noroeste, em . “Está bem mais difícil depois do início da pandemia. Nós estamos fazendo campanha desde março do ano passado e as doações vem diminuindo de lá para cá, mas a gente continua firme e forte porque é o momento que eles mais precisam”, disse uma das diretoras da ONG, Glauciene Santi.

Ela explicou que a grande maioria das crianças tinha uma “segurança alimentar” ao ir para a escola e nos projetos da associação, e ambos pararam por conta da pandemia. “Nós continuamos dando apoio e suporte por meio do What'sApp da nossa assistente social e os pedidos são muitos”, revelou.

Aumento da demanda

Tanto o Maná do Céu quanto o Amigos de Maria tiveram aumento na procura de famílias que não estão cadastradas, mas que passavam necessidade e precisavam de ajuda. “No ano passado nós tivemos uma demanda dos trabalhadores do e do pessoal do circo que nos procuraram. Conseguimos atender mais de 10 mil pessoas”, contou Carla.

“Nós viramos uma espécie de referência no bairro e todo mundo procura nossa assistente social, que mora lá. E nós tentamos atender a todos na medida do possível”, explicou Glauciene, completando que se juntou com outras instituições que atendem a região para dar apoio as famílias.

Como doar?

  • Instituto Maná do Céu 

PIX: [email protected]

Site: https://manadoceu.org.br/

Campanha de doação pelo Imposto de Renda:

As doações podem ser feitas diretamente na plataforma da Receita Federal, com a escolha do nome e CNPJ da instituição e o valor, que pode ser de até 3% do valor devido, com isso, os contribuintes que optarem pela doação terão redução no valor do imposto a pagar ou aumento no valor da restituição.

Quem se adiantou e já enviou a Declaração do Imposto de Renda 2021 pode retificar a Declaração de Ajuste Anual e incluir a doação no processo, sem custo algum.

O para realizar a Restituição Solidária está no site da Receita Federal. O CNPJ e demais informações sobre o Instituto Maná do Céu para os Povos podem ser obtidas no site.

  • Associação Amigos de Maria

Banco do Brasil: agência 5807-6 / conta 267-4 /CNPJ: 10.452.750/0001-58

PIX: 10542750000158

Caixa Econômica Federal: agência 0017 / conta 2071-8 / operação 003

Instagram: @assocamigosdemariams

Telefone: (67) 3344-0846

Site: www.amigosdemaria.com.br

Endereço: Avenida Indianápolis, 2020 – Jardim Noroeste