Cotidiano

Fiscalização no Centro de Campo Grande apreende 200 peixes ornamentais

A ação foi realizada junto do CRMV-MS, SUBEA e CCZ

Lucas Mamédio Publicado em 08/10/2021, às 16h56

Parte dos peixes apreendidos
Parte dos peixes apreendidos - (Foto: Divulgação)

Cerca de 200 peixes ornamentais foram apreendidos na tarde desta sexta-feira (8) em um centro comercial localizado em Campo Grande, mas que não teve o nome divulgado. A fiscalização foi feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) juntamente com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (SUBEA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Foram apreendidos 169 fêmeas e 45 machos que estavam sendo distribuídos gratuitamente para a população que consumia no local. Os animais estavam mal-acondicionados, ou seja, todos ensacados em temperatura ambiente que hoje ultrapassa os 30º graus.

A gerente técnica do CRMV-MS, a médica-veterinária Dra. Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis informou que foi cobrado responsável técnico que seria necessário para cuidar dos peixes, foi informada que não haveria um médico veterinário que responderia pelos animais. A presença do médico-veterinário, na condição de responsável técnico, para orientar qual a melhor forma de acondicionamento do animal, evitando que fossem tratados como objetos de brinde, suscetíveis a sofrimento.

De acordo com a gerente técnica do CRMV-MS, Dra. Ana Carolina, os animais serão levados para o Laboratório de Peixes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) onde receberão todos os cuidados da equipe supervisionada pela Dra. Paula Helena Santa Rita, conselheira e presidente da Comissão de Animais Silvestres do CRMV-MS.

Jornal Midiamax