Fechados há mais de um ano por conta da pandemia do coronavírus, os museus de Campo Grande seguem sem data definida para reabertura ao público. Mesmo com avanço da vacinação e a retomada de alguns locais, os responsáveis por esses espaços culturais ainda avaliam a reabertura. 

O único espaço que está aberto e recebendo público é o José Antônio Pereira, administrado pela (Secretaria Municipal Cultura e Turismo). Segundo a secretaria, o local ficou fechado somente durante os 15 dias que a prefeitura da Capital antecipou os feriados.

O espaço segue funcionando normalmente com os agendamentos de visita presenciais. O museu, criado em homenagem ao fundador de Campo Grande, fica na Avenida Guaicurus, no Jardim Monte Alegre.

Museu José Antônio Pereira (Foto: Divulgação/ Sectur)
Museu José Antônio Pereira (Foto: Divulgação/ Sectur)

 

Outro que segue com visitas agendadas é o Museu das Culturas Dom Bosco, que está fechado desde março de 2020. Porém, com a flexibilização, o local está agendando visitas presenciais de grupos interessados.

De acordo com a assessoria de comunicação, quem passa pelo Drive-thru da vacinação no polo UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) pode fazer o agendamento para visitar gratuitamente, de forma virtual ou presencial, o museu que fica dentro do Parque das Nações Indígenas.

Já os espaços administrados pela (Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul) seguem fechados sem data para reabertura. O Marco (Museu de Arte Contemporânea de MS), que também está localizado no Parque das Nações, não recebe visitas desde março de 2020. Segundo a fundação, está sendo realizada a avaliação para breve reabertura das atividades ao público.

O MIS (Museu da Imagem e Som), que fica na FCMS, deve reabrir junto com o prédio da fundação, em data ainda não decidida. No local, a Biblioteca Pública Isaias Paim começou a atender mediante agendamento para evitar aglomerações no mês passado.