que podem ser de febre e sono. Entretanto, na maioria dos casos,

normais. 

para informar os sintomas”.

Reações possíveis para a vacina da AstraZeneca/Oxford

sintomas mais comuns como:

  • Sensibilidade
  • Dor
  • Fadiga
  • Calafrio
  • Enjoos.

dentro do esperado.

Em março, duas reações adversas foram incluídas na bula da vacina contra Covid-19 Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A primeira é uma reação que pode ser comum: a diarreia. A segunda reação, considerada uma reação incomum após administração da vacina, é a sonolência.

Reações da CoronaVac

Produzida pelo Instituto Butantan, a apresenta menos efeitos indesejáveis que o imunizantes da AstraZeneca/Oxford. No estudo conduzido pelo Butantan, com mais de 9 mil participantes, cerca de 40% relataram dor no local da injeção –inchaço foi registrado em menos de 5% dos voluntários.

Aproximadamente 25% dos vacinados no estudo disseram ter tido dor de cabeça, mas um número semelhante de voluntários do grupo que recebeu o placebo (substância sem efeito) disse ter experimentado o mesmo sintoma, o que não deixa claro se essa reação sistêmica foi desencadeada pela vacina.

Assim como qualquer outro medicamento como a dipirona, por exemplo, a bula da CoronaVac lista alguns dos sintomas mais comuns que o imunizante pode causar, que são: dor de cabeça, cansaço e dor no local da aplicação.