Pular para o conteúdo
Cotidiano

Febre, sono? Com 12% de imunizados, confira quais reações de vacinas aplicadas em MS contra covid

Efeitos são sinais de que o corpo está se preparando para enfrentar vírus
Arquivo -
Vacinação contra covid avança em MS
Vacinação contra covid avança em MS

já vacinou 346,9 mil pessoas contra covid até a manhã desta segunda-feira (05). Por enquanto, a população recebeu doses da e da AstraZeneca/Oxford. Assim como em qualquer vacina, os imunizantes para barrar o coronavírus também apresentam reações adversas que podem ser de febre e sono. Entretanto, na maioria dos casos, não há com o que se preocupar.

Segundo especiaistas, essas reações mostram que o sistema imunológico está em estado de alerta e trabalhando para construir as defesas contra o patógeno e, assim, evitar o surgimento ou o agravamento da doença. Quando não há sintomas leves, não quer dizer que a vacina não está fazendo efeito, mas quando há é um dos sinais de que o imunizante está agindo no organismo.

Neste fim de semana, com o início da vacinação dos profissionais de segurança no Estado, alguns relataram ter tido sintomas como febre, dores no corpo e mal-estar. Foi o caso de José Roberto, que é agente penitenciário. “Tomei [a vacina da Astrazeneca] no sábado, às 10h30, e as reações começaram à 1h de domingo. Passei o dia inteiro com dor de cabeça e fraqueza muscular”, relatou, completando que também teve quadro de febre e calafrios.

Então, o profissional procurou o local onde recebeu o imunizante e foi informado de que todos esses sintomas são normais. 

Em nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul informou que todos esses sintomas são reações leves. A orientação é para “a população entrar em contato com a unidade que realizou a vacinação para informar os sintomas”.

Reações possíveis para a vacina da AstraZeneca/Oxford

Na pesquisa com a vacina da AstraZeneca/Oxford, cerca de 80% dos 552 participantes analisados tiveram reações locais (como dor ou inchaço onde a vacina foi aplicada). Um número próximo de 80% dos voluntários também relatou reações sistêmicas, como dor de cabeça e febre.

A Fiocruz, que detém a autorização para produção local da vacina, em nota, afirma que “monitora continuamente o seu perfil benefício-risco, a partir de processos de detecção, avaliação, compreensão, prevenção e comunicação de eventos adversos – que consistem em qualquer ocorrência indesejável após a vacinação, não necessariamente relacionada ao uso da vacina – devendo enviar relatórios mensais à Anvisa. Se esse evento for grave, deverá ser notificado em até 72 horas”.

Na bula do imunizante, são listados alguns sintomas mais comuns como:

  • Sensibilidade
  • Dor
  • Sensação de calor
  • Fadiga
  • Calafrio
  • Dor de cabeça
  • Enjoos.

A Anvisa considera que os eventos adversos mais frequentes relacionados às vacinas contra a não são graves e estão dentro do esperado.

Em março, duas reações adversas foram incluídas na bula da vacina contra Covid-19 Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. A primeira é uma reação que pode ser comum: a diarreia. A segunda reação, considerada uma reação incomum após administração da vacina, é a sonolência.

Reações da CoronaVac

Produzida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac apresenta menos efeitos indesejáveis que o imunizantes da AstraZeneca/Oxford. No estudo conduzido pelo Butantan, com mais de 9 mil participantes, cerca de 40% relataram dor no local da injeção –inchaço foi registrado em menos de 5% dos voluntários.

Aproximadamente 25% dos vacinados no estudo disseram ter tido dor de cabeça, mas um número semelhante de voluntários do grupo que recebeu o placebo (substância sem efeito) disse ter experimentado o mesmo sintoma, o que não deixa claro se essa reação sistêmica foi desencadeada pela vacina.

Assim como qualquer outro medicamento como a dipirona, por exemplo, a bula da CoronaVac lista alguns dos sintomas mais comuns que o imunizante pode causar, que são: dor de cabeça, cansaço e dor no local da aplicação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
BR-163

Vai viajar? BR-163 tem 29 trechos interditados nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

Agesul reabre licitação para reforma do prédio da SES-MS

detran direitor

Instabilidade em sistema do Detran-MS atrasa resultados de provas da CNH

Morre ator Robert Redford, um dos maiores ícones de Hollywood, aos 89 anos

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

UE planeja propor suspensão de parte de laços comerciais com Israel

Últimas Notícias

Famosos

Morre Robert Redford, ícone de Hollywood e vencedor do Oscar, aos 89 anos

Robert Redford ficou conhecido por trabalhos como Butch Cassidy e Todos os Homens do Presidente

Polícia

Bombeira Laika encontra homem que estava desaparecido na MS-040 em Campo Grande

Vítima foi encontrada na manhã desta terça (15) pela cadela “militar” do Corpo de Bombeiros

Cotidiano

Bolsa Família inicia pagamentos de setembro nesta semana; confira o calendário

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 200 mil famílias recebem o Bolsa Família

Famosos

A Fazenda 17: Adriane Galisteu comete erro e quase estraga dinâmica inédita: ‘Falei demais’

Durante uma conversa com os peões, Adriane Galisteu soltou uma informação a mais e quase acabou com a dinâmica dos infiltrados em A Fazenda 17